Um grupo de inventores da Holanda desenvolveu uma caixa de marchas que não utiliza rodas dentadas. O sistema, chamado de Controlled Rotation System (CRS), tem um projeto muito simples e não requer manutenção, nem lubrificantes e ainda ajuda a economizar combustível, graças a ausência de fricção.

“Esta inovação é mais fácil, mais compacta e mais barata de ser montada do que as transmissões tradicionais. Ela poupa energia, oferece mais possibilidades de marchas e pode ser usada em todos os tipos de aplicações”, afirmam os inventores.

Os inventores acreditam que o novo conceito da sua criação revolucionará o mundo da indústria automotiva. Uma vez que com apenas alguns componentes inventados seria possível substituir as várias peças da caixa de marcha tradicional. As rodas dentadas seriam substituídas por apenas dois discos, que seriam expandidos, e contraídos, através de um sistema hidráulico e seriam impulsionados por uma correia. Seu funcionamento seria controlado através de um operador digital e assim obteria aceleração e desaceleração como uma marcha diferente.

Seu uso não seria restrito apenas aos automóveis, mas também poderia ter várias outras aplicações. Segundo os projetistas, moinhos de vento, navios, motos e outros tipos de máquinas, poderiam ser beneficiadas.

O surgimento da ideia veio quando viram o ciclista Andy Schleck perder a corrente de sua bicicleta durante uma troca de marcha no Tour de France. Mas no caso das bicicletas, o sistema é o Dual Slider Gear (Marcha de Deslizamento Duplo), em que os discos substituem todas as rodas dentadas normalmente usadas para as marchas.

Veja como funciona a invenção holandesa: