Principal peça da suspensão, o amortecedor serve para manter o pneu em contato permanentemente com o solo. Quando eles estão gastos, o veículo fica desconfortável e instável, aumentando o risco de acidentes. Ainda aumenta a probabilidade de quebrar outras  peças, como pneu, coxins, buchas e molas.

Mas como identificar quando o amortecedor está gasto?

Você pode observar alguns comportamentos do carro que indicam vida útil do amortecedor. Os principais são a demora maior para o carro parar em grandes freadas, o desgaste excessivo dos pneus, o carro balança em demasia, vazamento de fluído na haste do amortecedor, perda de estabilidade e aquaplanagem em solo pouco alagado.

O recomendado é fazer a revisão periódica a cada 10 mil quilômetros para avaliar as condições dos amortecedores, ou quando ocorrer qualquer mudança no comportamento do veículo, e trocar os amortecedores quando ele fizer 40 mil quilômetros rodados, pois ele já estará no fim da sua vida útil. Sempre usando peças novas e certificadas pelo fabricante e futuramente pelo Inmetro, que será obrigatório a partir de 2014.