O Volvo Concept Estate não é apenas uma perua estonteante. Ele também é a base de lançamento para uma série de novidades que estarão nas ruas em breve. A primeira delas é o novo estilo interior dos futuros Volvo. A outra, é o sistema CarPlay da Apple, a integração entre smartphones e nossos carros que todos esperavam.

Até agora, os fabricantes desenvolveram por conta própria seus sistemas de entretenimento e integração com smartphones e dispositivos pessoais. O problema é que eles são bons e fazer carros, e não interfaces, e por isso os sistemas como MyTouch, SyncConnect, DriveStyle etc. tentam imitar seu smartphone com aplicativos próprios que não têm função fora do carro, e para piorar as coisas, eles tendem a ser limitados ou difíceis de operar. Então por que não colocar seu smartphone na tela do carro?

É por isso que nos últimos meses os desenvolvedores dos grandes sistemas operacionais mobile — iOS e Android — entraram no jogo do entretenimento onboard, e parece que a Apple saiu na frente com o CarPlay.

Resumidamente, o sistema coloca todos os aplicativos e funcionalidades do seu iPhone na interface do seu carro, permitindo que você acesse mensagens, chamadas, mapas, biblioteca musical e vários outros aplicativos pela tela sensível ao toque original do carro. Ele é tão simples e avançado, que chega a ser óbvio. Quem nunca quis apertar um botão e pedir ao carro que mostre o caminho até um restaurante?

A Apple já tinha parcerias com vários fabricantes para seu sistema Siri Eyes Free, mas a integração ainda era limitada pelos fabricantes e por isso nunca decolou. Agora, a Apple assumiu o controle, e isso significa que você não precisa esperar as atualizações do fabricante (que sempre demoram para aparecer) para poder integrar seus apps favoritos com o sistema do carro, pois as atualizações serão lançadas junto com as do iOS.

Outra fabricante que usará o sistema CarPlay da Apple é a Ferrari, mas diferentemente da Volvo, nas macchine o sistema terá botões físicos, que tendem a ser bem mais práticos de operar do que espaços delimitados em uma tela plana (embora a interface da Apple use botões bem grandes para facilitar a vida do motorista). Veja só como ele funciona na Ferrari FF:

Além de Volvo e Ferrari, o sistema será adotado também por alguns modelos da Mercedes-Benz, e mais adiante Jaguar, Land Rover e BMW, além de marcas mais acessíveis como Nissan, Peugeot, e GM. O CarPlay chega como parte de uma atualização do iOS7, e só funcionará com iPhones de conector Lightning — ou seja: os modelos 5, 5S e 5C.

Agora, se você não planeja comprar um carro novo, ou não tem um iPhone, isso não significa que você terá que usar seu smartphone pendurado num suporte de camelô. Você pode utilizar uma central multimídia Caska em seu carro, ela obtém diversas funções como GPS, Som, acesso a internet e integração com todos os modelos de Iphone da Apple e se torna basicamente um CarPlay.

Você pode encontrar a Central Multimídia da Caska em nossa loja virtual, acesse www.srpneus.com.br

FONTE: FlatOut