Lamborghini Countach foi um superesportivo produzido pela Lamborghini entre os anos de 1974 e 1990. Mas sua primeira aparição foi em 1971 no salão de Genebra, causando um certo furor devido ao seu desenho futurista e seu motor Lamborghini V12. Uma pequena demonstração que era uma carro extremamente rápido.

Seu design bem futurista, feito pelo Marcello Gandini do estúdio Bertone, tinha a frente baixa com linhas angulosas e formato de cunha. Apesar de não ser o primeiro carro com esse conceito, foi o que ajudou a popularizar o conceito entre os superesportivos. Ele também popularizou a ideia de se “empurrar” o habitáculo dos passageiros para frente, a fim de acomodar um motor maior, e as portas que abrem para cima e à frente, o que tornou uma das marcas registradas da marca.

Lamborghini foge da tradição com o Countach

Já era tradição da marca homenagear touros consagrados nos nomes dos carros, mas poucos sabem que o Countach não segue essa regra. Seu nome foi inspirado em uma expressão de espanto italiana, comum na região de Piedimonte e que significa “é isso aí”. Nome esse que se encaixa perfeitamente no carro devido ao desenho destemido e desempenho superior.

Seu motor era um Lamborghini V12 longitudinal, mas invertido para melhorar o centro gravitacional, melhorar o controle de aquecimento e de ruído. Embora de planejado originalmente como um motor de 5 litros, os primeiros carros da produção usavam o motor de 4 litros do Lamborghini Miura. Posteriormente aumentaram para 5 litros e 5.2 litros no modelo com quatro válvulas por cilindro, o Quattrovalvole. Os motores eram equipados com seis carburadores Weber até a chegada do modelo 5000QV, com uma versão para o mercado norte-americano, que usava a central Bosch K-Jetronic de injeção do combustível, outra para o mercado europeu que continuou usando os carburadores até a chegada do Lamborghini Diablo, que substituiu o Countach.

Em questão de ergonomia, o projeto do Lamborghini Countach, sofreu um pouco com algumas deficiências. Era uma tarefa árdua para entrar e sair do carro, que era necessário deslizar sobre as amplas soleiras que abrigavam os tanques de combustível. O espaço para os pés era muito estreito e angulado, as janelas funcionavam como uma estufa, com os vidros abrindo só até a metade e a visibilidade era horrível. Mas nem com esses defeitos deixou o carro inferior aos concorrentes, muito pelo contrário.

Durante seus 16 anos de vida o modelo teve as versões LP500, protótipo único, LP400, LP400S, LP500S, o 5000QV 25th Anniversary Countach e Walter Wolf Countach. Em 2004 o carro foi listado como o número três na lista Top Sports Cars of the 1970s da revista Sports Car International, e décimo na lista Top Sports Cars of the 1980s.

O Lamborghini Countach foi simplesmente um carro que marcou época ao ponto de ditar tendências seguidas até hoje. E ser o carro da Lamborghini que mais vendeu na história da fábrica.

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