Um motor sujo incomoda muita gente, mas uma falha causada por umidade incomoda muito mais.

Um motor limpo é algo bem agradável de se observar, principalmente no momento da compra de um semi novo, mas o que você acha bonito pode se tornar uma bomba relógio, pois muitos veículos acabam apresentando falhas complicadas após esse tapa no visual e o que parecia bonito, passa a ser um pepino medonho e para piorar a umidade contida em contatos elétricos ou outros componentes poderá manifestar problemas muito tempo depois da lavagem ou após os 3 meses da garantia dos semi novos e você não vai querer encarar essa conta, vai?

Realizamos inúmeros diagnósticos presenciais e on-line e oferecemos uma lista inicial de verificações para cada caso, mas para defeitos eletroeletrônicos, a inspeção e limpeza dos contatos elétricos é algo contido em qualquer uma dessas listas e em muitos casos o resultado é no mínimo mágico, já que não é possível saltar pelos degraus da escada do diagnóstico. Para carros usados, uma pergunta básica é sobre o estado do motor e se a resposta indicar que a máquina foi lavada, então nada deve ser feito antes da inspeção completa em busca de possível umidade presente.

VÍTIMA DA UMIDADE

O sensor de posição da borboleta (TPS) é uma grande vitima da umidade, principalmente quando a lavagem é feita com o auxilio da água sobre pressão (VAP), pois o sensor de posição da borboleta na maioria dos projetos é resistivo e a umidade que entra em seu interior prejudica seu funcionamento e somente sua troca poderá resolver o problema. O sistema de ignição que compreende as velas, cabos, tampa do distribuidor e bobina também são grandes vítimas da umidade.

COMO LAVAR

A lavagem deve ser feita por um profissional experiente através de técnicas a seco ou sem pressão e com proteção dos sensores e conectores elétricos, e NUNCA aplique micro óleo spray em contatos elétricos, pois eles são anti atritos e você não vai querer um contato elétrico com falta de atrito (mau contato), certo? Claro que fica bonito ver aquele motor brilhando graças ao spray de micro óleo, mas isso é um erro comum e pode dar uma dor de cabeça lascada.

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FONTE: Doutorcarro