Ao contrário do que muitos “mecânicos” indicam, a limpeza dos bicos injetores não deve ser feita toda hora. Um dos motivos é que bicos injetores têm função autolimpante e por isso o uso correto do motor já deve ser o suficiente para mante-lo limpo. Mas ter essa função não significa que nunca haverá a necessidade de limpar, apenas que só é necessário ser feita de forma corretiva, ou seja, quando o carro sofre os problemas causados pelo acumulo de sujeira neles.

Por ser uma peça fundamental para manter o motor funcionando, já que garante a dosagem correta de combustível para o motor, é muito importante ficar atento ao combustível que você usa no carro, pois é sempre ele o causador do entupimento dos bicos injetores, que possuem micros orifícios por onde só passa o combustível. E o entupimento desses orifícios, causado pelo acumulo de muita sujeira, provocar mal funcionamento do motor, como aumento do consumo, falhas na aceleração e perda de potência.

Manutenção preventiva no filtro de combustível

O combustível costuma vir com pouquíssima sujeira, seja pelo transporte ou pelo armazenamento, que acumulam no filtro de combustível e, quando não ocorre a manutenção preventiva do filtro, a sujeira vai para os bicos causando os defeitos citados anteriormente. Já os combustíveis adulterados são infinitamente mais sujos que o padrão e podem causar o entupimento mesmo fazendo a manutenção corretamente.

Para manter os bicos injetores limpos, o recomendado é evitar combustível adulterados, pois acumulam sujeira muito mais rápido, e usar combustíveis confiáveis. Mas apenas isso também não resolve, é necessário fazer à manutenção preventiva, como troca do filtro de combustível no prazo estipulado pelo fabricante, em média a cada 10 mil quilômetros, e a cada 5 abastecimentos fazer um com combustível aditivado, seja gasolina ou álcool. Na aditivada, há em seu composto substâncias que promovem a remoção de resíduos do sistema de injeção eletrônica.