Há pouco mais de 100 anos no dia 7 de outubro de 1913, o processo desenvolvido por Henry Ford e sua equipe, foi iniciado em sua fábrica localizada em Highland Park. A primeira linha de montagem móvel, este sistema foi idealizado após Henry Ford ter analisado experiências bem sucedidas como: o moinho automatizado desenvolvido por Oliver Evans, a montagem de espingardas desenvolvida por Eli Withney ou a produção de revólver de Samuel Colt, entre outras experiências.

FORD MOTOR COMPANY BRASIL

A invenção simplificou a montagem dos 3 mil componentes do Modelo T, ao distribuí-la em 84 etapas executadas por grupos de trabalhadores, enquanto uma correia puxava o chassi dos veículos ao longo do dia.

O novo processo permitiu que o tempo de montagem de cada veículo passasse de 12 horas para apenas 90 minutos. Com a redução do tempo e, consequentemente, do custo da produção, o preço do Modelo T caiu, na época, de 850 dólares para menos de 300. Em 1927, a Ford produzia um T a cada 24 segundos e vendeu mais de 15 milhões de unidades do modelo em todo o mundo, número que representava metade de todos os automóveis existentes.

A primeira fábrica da marca no Brasil chegou em 1921, na Rua Solon, no bairro do Bom Retiro em São Paulo.

Confira o vídeo e conheça mais um pouco da história de Henry Ford: