Em 1989 a Equipe de Fórmula 1 McLaren fundou a marca McLaren Cars. O Objetivo principal era fazer um super desportivo avançado que proporcionasse uma experiência única ao motorista. Então, em 1991, Gordon Murray começou a criar o McLaren F1. Para começar o seu desenho, foram feitos vários testes em túnel de vento para ver qual forma teria o melhor desempenho aerodinâmico. Também foram testados a posição e o tamanho do radiador, admissão, pressão aerodinâmica positiva, refrigeração dos freios, etc.

O super esportivo McLaren F1 foi produzido de 1993 até 1998. Ele era tão veloz que, por duas vezes, bateu o recorde de veículo de rua mais rápido do mundo com a velocidade de 386,7km/h. Tal recorde foi possível graças à sua aerodinâmica revolucionária, a sua leveza, com chassis fabricado em fibra de carbono, material de alta resistência e leveza, motor em alumínio e incrivelmente bem ajustado. Tais fatores, contribuem para que o carro pese “apenas” pouco mais que uma tonelada. Há um registo documentado em vídeo do carro alcançando essa absurda velocidade de 386,7 km/h, tendo como velocidade máxima no velocímetro, 400 km/h.

McLaren F1 passa a sensação de pilotar um carro de corrida

Uma característica deste carro é que o Mclaren ao contrario dos dois bancos que costumavam ter os carros “desta categoria”, o Mclaren F1 tem 3 bancos onde o condutor ficava no meio e os 2 passageiros ao lado, ainda tem bagagem, e o condutor pode abrir as portas sem sair do banco, porem a entrada no carro é “um pouco complicada”. Essa disposição dos bancos serve para dar ao motorista a sensação de pilotar um carro de corrida, como um Fórmula 1.

O Motor

Gordon Murray queria que o motor tivesse 600mm de comprimento com todos os equipamentos montados, não fosse turbinado, pesasse até 240 kg e que produzisse mais de 558cv (550 hp).

Foram convidadas duas empresas para fabricar o motor: a Honda e a BMW. A Honda alegou que não tinha interesse no projeto, já a BMW, além de aceitar o desafio, superou as expectativas de Murray: ao invés dos 550 hp (558 cv) pedidos, o motor tinha 627 hp (636 cv).

O cofre do motor e parte do sistema de escape recebeu o revestimento de ouro puro 24 quilates. A aplicação do ouro, neste caso, não se deve a uma extravagância: esse material é um ótimo condutor térmico e arrefece com facilidade, algo necessário quando o motor é uma verdadeira bomba de força.