Em 1990 a Mitsubishi lançava seu novo carro esporte, voltando a atuar em um segmento que estava fora a certo tempo, o Mitsubishi 3000 GT. O seu nome no Japão, conhecido como Mitsubishi GTO, veio do Galant GTO e era visível a alta expectativa que seu fabricante tinha sobre ele.

Seu desenvolvimento foi pensado para usar o modelo Diamante para utilizar a mais alta tecnologia e muitos mecanismos era exclusivos. O modelo tinha controle integral de tração nas quatro rodas, suspensão ativa, ABS, 4×4 e um spoiler regulável. Seu sistema de escape controla a altura do som que é emitido.

Seu motor, montado na dianteira, é um DOHC 3.0L V6 Turbo 6G72 ou a sua versão NA. O modelo turbo produz 280cv/42,5 kgfm e o SL/SR produz 225cv/28,0kgfm.

A primeira reestilização ocorreu em 1993, onde os faróis dianteiros deixaram de serem retrateis e passou a serem fixos e o modelo passou a receber a caixa de cambio da Getrag. Sua caixa de cambio tinha 6 velocidades e, com isso, o binário cresceu para 43,5 kgfm.

No anos seguinte a parte mecânica sofreu algumas modificações, foi adicionado o modelo MR que tem menos 30 kg. E ainda recebeu rodas aro 18″ dois anos depois.

Porém, apesar de estar em constante evolução, o modelo foi descontinuado pela Mitsubishi em 2001. O real motivo foi que ele perdia nas vendas para todos os seus rivais. Mas essa raridade conquistou os amantes de carros esportivos e até hoje arranca suspiros por onde passa.

Versões

Mitsubishi 3000 GT Mk. I 1990-1997 225-280 CV

Mitsubishi 3000 GT Mk. II 1998-2001 225-280 CV