Sim, e amaciar o pneu inclusive é recomendado pelas montadoras de carro e fabricantes de pneus ter um cuidado maior na quilometragem inicial. A regra vale para todos os pneus novos, comprados para serem usador em carros usador ou que vieram nos carros zero km.

Os pneus levam um tempo de uso para atingirem o melhor desempenho que foi projetado, assim como os freios e embreagem. E por serem parte importante na segurança e desempenho do carro, deve-se ter maior cuidado em seu uso inicial. O recomendado é andar pelo menos 500 quilômetros com mais cuidado, até amaciar o pneu, pois é a partir dessa faixa que o pneu passa a ter o desempenho desejado.

O motivo é devido a fina camada de desmoldante, utilizado na retirada do molde vulcanizador na fase final do processo de produção, que leva os pneus a necessitarem de um pequeno período de uso para a retirada dessa camada. Quando essa camada é totalmente retirada, geralmente entorno dos 300 à 500 quilômetros, o pneu atinge a aderência projetada. Antes de amaciar os pneus, o motorista deve evitar, principalmente, altas velocidades nas curvas e em pistas alagadas.

Outros cuidados com os pneus

Os pneus dos carros devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros. E devem ser trocados quando o sulco (o friso) tiver menos de 1,6 milímetros de profundidade. Esse limite pode ser observado com um indicador dentro do friso. Se esse indicador estiver na mesma altura da banda de rodagem, o automóvel pode ser multado.

Os especialistas também recomendam o rodízio dos pneus dianteiros com os traseiros a cada 10 mil quilômetros para evitar o desgaste desproporcional, já que os da frente costumam perder mais borracha do que os de trás.