A Federação Europeia para o Transporte e o Ambiente divulgou esta semana um estudo alarmante. Segundo a pesquisa realizada, os motores a gasolina da nova geração, com injeção direta e turbo, despejam no ar cerca de mil vezes mais partículas nocivas à saúde humana que os motores antigos. O que causou uma grande surpresa, e também preocupação, já que com esses resultados ele se torna mais poluentes até que os motores a diesel.

A FETA informou que os novos motores emitem entre 10 a 40 vezes mais massa de partículas que os motores anteriores, e ainda produzem uma quantidade muito maior de micro partículas. Essas partículas são extremamente nocivas a saúde pública, pois passam pelo sistema respiratório e vão mais fundo nos pulmões. Podem até serem absorvidas pelo sangue e causar inúmeras doenças.

Os fabricantes dos novos motores foram acusados de já saberem desses níveis extremamente perigosos de partículas emitidas pela organização que realizou os testes. Foram acusados também de saberem como diminuir a quantidade de poluentes emitidos, instalando um filtro, mas não o fazem por questões de economia. A OMS, Organização Mundial de Saúde, estima que 90% da população europeia está exposta a poluição atmosférica com riscos reais a saúde, que podem levar até ao desenvolvimento de câncer.