O nome pode ser estranho, mas certamente você já viu o Zinabre e já pode até ter tido problemas por causa dele.

O zinabre, também conheci como azinhavre, é uma camada de cor esverdeada que é formado graças a oxidação do cobre ou ligas que contém cobre em sua composição, como latão e bronze.

Essa crosta surge quando o cobre e as ligas que contém cobre, ficam expostos ao ar úmido e contendo gás carbônico. O metal lentamente se oxida e fica coberta por uma pátina de cor azul-esverdeada.

Na bateria o zinabre é resultado da reação química de três elementos: o ácido sulfúrico, o oxigênio do ar e o metal do pólo ou do conector. Essa situação costuma piorar no inverno devido ao aumento da umidade do ar.

A bateria forma o zinabre quando há uma reação química. Essa reação que ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias derrama sobre os polos e conectores. Há algumas razões para isso ocorrer como o excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o polo da bateria.

O grande problema que ocorre quando aparece o zinabre é que ele impede a condutividade da corrente elétrica, comprometendo o desempenho da bateria, causando falhas no carregamento, aquecimento dos cabos, falhas no funcionamento dos sistemas eletrônicos e falhas na partida do carro.

Se não tiver cuidado, o zinabre pode se espalhar pelos componentes do motor e até corroer a tinta do carro. O ideal é sempre verificar se há a existência e limpá-la o quanto antes.

Há alguns produtos qua não adiantam em nada utilizá-los para limpar o zinabre, como graxa, vaselina e alguns outros produtos de limpeza, pois o problema ocorre no contato da selagem e a torre de chumbo.

Como retirar o zinabre

Para retirá-lo em casa use água quente, basta apenas jogar no local onde está o zinabre que será o suficiente para retirar todo o material. Teme cuidado para não derramar água em outros componentes elétricos.

Há também um feltro embebido com agente químico à base de petróleo, que ajuda a conter o vazamento. Ele serve apenas como solução preventiva.

Mas o correto é sempre verificar a bateria e procurar um estabelecimento com profissionais capacitados para que os mesmos possam corrigir o problema.

Clique aqui e visite nossa loja Virtual!