Para tornar os carros nacionais mais seguros no Brasil, foi determinado que todos os carros saídos das fábricas serão obrigados a ter freio ABS e Air Bag. Essa obrigatoriedade começa já no ano que vem, em 2014.

O ABS, Antilock Braking System, ou “Sistema de Freio Antitravamento” em português, é um módulo instalado junto aos freios do carro. Por ser um módulo separado que será incluído no carro, o sistema de freio é praticamente o mesmo, ou seja, as pastilhas, discos, lonas, cilindro mestre e etc, não sofrerão modificações radicais. O sistema ABS é considerado vital para a segurança dos passageiros, pois evita o travamento das rodas durante uma freada brusca e diminui o tempo de freada até o carro parar totalmente.

Você sabe como funciona o ABS?

O funcionamento do módulo ABS começa quando há uma freada brusca, então os sensores instalados nos freios detectam um possível travamento das rodas e evitam que isso ocorra, impedindo a derrapagem do pneu. Quando isso ocorre uma luz no painel é acesa para indicar que o sistema está ativo, que dará ao motorista mais chance de desviar do obstáculo, mantendo a sua estabilidade e tornando o carro muito mais seguro. Até com piso molhado o sistema funciona perfeitamente e, inclusive, se torna ainda mais importante, pois o tempo de freada é reduzido drasticamente.

Por causa dessa diferença na segurança e da possibilidade de salvar muitas vidas, o governo brasileiro adotou o acessório de forma obrigatória para todos os carros fabricados no País a partir de 2014, seguindo uma tendência mundial. Atualmente 61% dos carros fabricados tem esse acessório