Quando um veículo entra em um projetado de criação, é necessário estabelecer um conjunto de regras que definam as medidas entre eixos e ângulos de inclinação das rodas, o qual podemos denominar Geometria da Suspensão, onde é mais conhecido como Alinhamento de Direção ou Alinhamento das Rodas.

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Durante o procedimento de geometria, as medidas são feitas em graus e milímetros para verificar a distância entre os eixos, cáster e o câmber de forma que as quatro rodas fiquem perfeitamente alinhadas, formando um retângulo. O uso da geometria é feito porque a suspensão dianteira não é um sistema rígido, por isso, seus pontos de fixação perdem a localização exata, as principais razões da perda de alinhamento são:

  • Desgaste natural dos pneus e componentes da suspensão;
  • Passagem por irregularidades das pistas como buracos e quebra-molas;
  • Sempre que for feito serviços de suspensão;
  • Por uma colisão do veículo

Qual o intervalo entre as verificações da geometria?

O ideal segundo a fabricante de pneus Pirelli é que o veículo seja alinhado a cada 10.000 Km. A falta da geometria exata do carro pode provocar desgaste prematuro dos pneus, consumo excessivo de combustível, instabilidade nas curvas e deixar a direção mais pesada. É importante lembrar que cada montadora prevê uma margem de erro para a geometria. E que suspensões não-originais, como as rebaixadas, a ar e com molas tipo rosca não atingem nunca os parâmetros especificados.