A BMW anunciou que a versão de produção em série do modelo Concept i8 será equipada com o inédito farol laser. Esta é a primeira vez que a tecnologia será usada na indústria automotiva.

Com o passar do tempo, assim como aconteceu com o motor dos automóveis, a tecnologia empregada em faróis também evoluiu, com o objetivo de oferecer uma visibilidade maior para o motorista. Dessa maneira, hoje em dia, é normal que diferentes modelos de carros utilizem lâmpadas de LED para realizar este trabalho.

BMW_i8_IAA_2013_04

Uma forma de luz intensa e eficiente

Além de diminuir a exigência de energia, a tecnologia BMW Laser Light ilumina a estrada à frente da viatura com uma intensidade de luz significativamente maior sem aquecer a área circundante. Os diodos de laser são dez vezes menores que os diodos de luz convencionais. Estes permitem não só poupar espaço de instalação no interior do farol, mas também o peso.

A luz de um farol a laser é extremamente brilhante, semelhante à luz do dia, que é perceptível ao olho humano como agradável. Vários diodos de alta performance emitem um feixe fortemente compactado através de lentes especiais para uma substância fluorescente de fósforo no interior do farol. Esta substância transforma o feixe numa luz branca muito brilhante que é dez vezes mais intensa do que as fontes de luz convencionais.

Devido às suas propriedades de feixe bastante intensivas e praticamente ideais, os diodos de laser tornam o sistema global ainda mais eficiente. Em conjunto com o assistente digital de iluminação, auxiliado por uma câmara, o encadeamento de trânsito em sentido contrário ou de veículos que circulam à nossa frente é eliminado.

p90143176

Melhor visibilidade e maior segurança noturna.

Com a soma das suas propriedades, a tecnologia BMW Laser Light é a fonte ideal de iluminação para os faróis de um veículo. Combina performance e segurança com um elevado nível de eficiência e solidez. O excelente alcance facilita uma melhor iluminação e até mesmo uma melhor visibilidade durante a condução noturna. O resultado é uma experiência de condução mais relaxada e confortável, além de uma maior segurança rodoviária.

Ao longo dos próximos anos, a tecnologia laser será expandida para os restantes modelos BMW como uma característica padrão.

Abaixo, você confere o vídeo de nova tecnologia e do modelo que vai recebê-la.