A válvula é uma pequena peça extremamente importante para o seu pneu

220px-Schrader_valve_opening_and_closing_on_a_tireA válvula de pneu, ou birro, é formada por um cilindro fixo na câmara de ar que, na parte interna tem um suporte metálico rosqueado com uma haste que tem um obturador cônico na outra ponta recebendo pressão de uma mola na base da haste, que mantém a válvula fechada, e sendo protegida na outra ponta por uma tampa. Todo esse sistema mantém a passagem fechada e evita que haja fluxo de ar .

Funciona da seguinte forma, sem sofrer nenhuma força externa, a válvula fica fechada graças a mola que pressiona o obturador no buraco interno, impedindo a passagem de ar. Quando injeta ar, exerce alta pressão que gera uma força maior que a da mola, fazendo-a mover e abrindo uma passagem para o fluxo de ar. Para liberar o ar, basta pressionar a haste, que abrirá o obturador gerando um fluxo de ar para a fora.

Existem quatro tipos de válvulas para pneus, a Schrader (muito usada em carro), Dumlop (Válvula alemã), Sclaverand (Válvula francesa) e a Regina (Válvula italiana). A válvula Schrader é muito usada em veículos por permitir ser usada sem câmara de ar, sendo fixada no aro da, e nas câmaras de ar, tanto em carros quanto em bicicletas.

Essa pequena peça é muito importante, pois permite que enchemos o pneu de um carro e por isso devemos ter um cuidado especial. Sempre deixar a válvula tampada para evitar que esvazie e como ela sofre muita força que podem danificá-las devido a rotação do pneu, é aconselhado sempre trocá-las junto com os pneus.

foto-valvula

Fonte: Wikipédia

Comprou um pneu e precisa de uma válvula?Visite nosso site.