Com o verão se aproximando e junto com ele a temporada de altas temperaturas, é muito comum aumentar os casos de superaquecimento do motor.
O superaquecimento do motor acontece quando há o aumento excessivo da temperatura da peça. Logo, seu funcionamento é prejudicado, diminuindo o desempenho do veículo.
Existem várias causas que podem levar ao superaquecimento do motor, isso porque qualquer coisa que possa diminuir a capacidade de um motor de absorver, transferir e dissipar calor pode superaquecer um motor.
Para evitar o superaquecimento é importante ficar atento a temperatura do carro, em alguns modelos é possível acompanhar a temperatura pelo próprio painel. Caso o ponteiro saia do nível de normalidade (que é de 90 a 100 graus) e atinja a faixa vermelha, fique atento, pois esse é um sinal de que o motor está mais quente do que deveria.
Principais causas que levam ao superaquecimento do motor:
Baixo Nível de Líquido Refrigerante – “Água do Radiador”
Uma das causas mais comuns é o baixo nível do líquido refrigerante (água do radiador). Ele é um composto que utiliza Etilenoglicol, solução química que evita a corrosão e o superaquecimento do sistema.
A solução para esse problema é bem simples: basta completar o líquido até chegar ao nível adequado. Em situações de emergência, é possível preencher o radiador com água, sendo aconselhável procurar um profissional logo em seguida para substituir a água pelo líquido de arrefecimento.
Defeito no Termostato
O termostato é responsável pelo controle da temperatura do motor, por isso é um dos principais componentes do sistema de arrefecimento do veículo.
Se o motor está frio, a válvula termostática fecha, fazendo com que o fluido (água e aditivo) volte para o bloco do motor. E quando atinge por volta de 90 graus, essa válvula abre-se e permite a passagem do líquido para o radiador.
Quando há algum defeito no termostato, poderá haver o superaquecimento do motor, pois o líquido quente permanecerá nele. Para um bom funcionamento da válvula do termostato é recomendado que seja feita uma revisão do sistema de arrefecimento a cada 30 mil km rodados.
Baixo Nível de Óleo no Motor
O baixo nível de óleo no motor é outro fator que pode levar ao superaquecimento do motor. Ele tem a função de lubrificante e de resfriador. Logo, quanto menor o nível de óleo, maior a probabilidade do motor superaquecer.
Manter o sistema do veículo lubrificado e resfriado é indispensável para seu funcionamento e segurança do condutor. Atenção a qualidade do produto a ser usado, pois, a má qualidade do fluido pode contribuir para o desgaste de algumas peças.
Falha no Sistema de Ignição
Se o sistema de ignição não estiver funcionando corretamente, poderá causar o atraso no tempo de disparo da vela e uma má queima de combustível. Isso acaba superaquecendo o motor.
Obstrução na Grade de Ventilação Frontal
A obstrução na grade de ventilação frontal também pode causar o superaquecimento. Essa obstrução pode se formar a partir do acúmulo de sujeiras trazidas pelo vento que aos poucos cria uma espécie de película, impossibilitando a livre circulação do ar.
o que fazer quando o motor superaquece?
Caso esteja rodando com o carro e notar que algo está errado, o mais aconselhável é parar o veículo no primeiro local seguro que encontrar.
É preciso estar atento aos sinais de que o motor está passando por um processo de superaquecimento, o painel e as medidas do termômetro podem ajudar na hora da identificação desses sinais.
Após parar o veículo é indispensável esperar pelo menos 40 minutos para verificar o nível de água no radiador, respeite esse tempo de resfriamento, pois o risco de queimaduras é muito grande.
Ao confirmar que o nível de líquido do radiador está realmente baixo, é necessário completar a quantidade que falta com água (como é um caso de emergência, é recomendado que seja apenas água da torneira).
Atenção!! No momento de completar a água, o motor precisa estar ligado e em marcha lenta, isso irá evitar um possível choque térmico.
Resolvido a situação no momento, é preciso levar o veículo até uma oficina para detectar o problema e solucioná-lo. Também é preciso substituir a água pelo líquido adequado, para um melhor desempenho do motor.