As equipes da Fórmula 1 puderam ir mais longe nos testes com a nova gama de pneus P Zero Pirelli no Bahrein, pois começam a entender melhor como os pneus interagem com os novos carros. Uma parcela das equipes conseguiu completar simulações de corrida, assim como qualificação e praticar o pit stop, avaliando todos os aspectos do uso. O clima permaneceu seco e quente, em torno de 20 ºC ou mais, temperaturas que serão predominantes em toda a temporada.

De acordo com as orientações recebidas com antecedência, as equipes puderam experimentar toda a gama de pneus no Bahrein, inclusive um pneu duro de inverno com rápido aquecimento.

Paul Hembery, diretor de Motorsport da Pirelli

“As equipes foram capazes de aprender mais sobre os pneus ao longo dos quatro dias no Bahrein do que em Jerez, há duas semanas, graças ao aumento do tempo de execução e as condições climáticas ideais. Embora as equipes ainda estejam em um ponto relativamente cedo na curva de desenvolvimento com os novos carros, os dados de teste até o momento indicam que os pneus de 2014 são mais consistentes e duráveis do que seus antecessores. Como resultado, nós também estamos vendo menos pedaços de borracha na pista, o que era um dos nossos objetivos no início desta temporada. No entanto, as equipes tendem a melhorar seu desempenho e compreensão do pacote carro e pneu ainda mais no próximo teste, o que significa que as diferenças de tempo que temos visto entre os compostos são susceptíveis a mudanças, principalmente quando as equipes descobrirem maior pressão aerodinâmica ao longo da temporada. Reunimos muita informação útil a partir deste teste, mas é claro que ainda estamos prontos e capazes de alterar as especificações dos pneus para o início da temporada, se necessário. ” Explica Paul Hembery, diretor de Motorsport da Pirelli.

Fatos dos Testes:

Equipes aumentaram sua distância consideravelmente ao longo dos quatro dias de teste. No total, 482 voltas foram completadas no primeiro dia de teste, 676 voltas no segundo dia, 695 voltas no terceiro, e 469 voltas no último dia.

As equipes tinham o máximo de 30 jogos de pneus por carro testado no Bahrein. A Pirelli escolheu 22 desses jogos em conjunto com as equipes (mais um jogo extra de pneus protótipos – usado para testar o desempenho de pneus sem aquecedores, que faz parte dos regulamentos de 2015). As equipes escolheram com antecedência os oito conjuntos restantes. No total, serão permitidos 135 jogos de pneus por equipe para teste, ao longo de 2014.

As diferenças de desempenho entre os compostos até agora, no Bahrein, são, aproximadamente: o supermacio é cerca de 0,7s mais rápido por volta do que o macio; o macio é de cerca de 1.2s mais rápido do que o médio, por volta; e o médio é cerca de 1.3s mais rápido do que o duro. Essas lacunas devem baixar consideravelmente com adaptação e evolução dos novos carros.

Mais fatos do teste:

Um total de 24 pilotos participaram dos testes no Bahrain, completando 2.322 voltas e 12.566 km. No ano passado, o segundo teste do ano foi em Barcelona, com a mesma duração de quatro dias, na qual os pilotos completaram 16.006 km.

A distância total de testes concluídos até agora, este ano, contando com Jerez e Bahrein é 3.792 voltas e 19.074 km. Na mesma época, no ano passado, as equipes haviam completado 6970 voltas e 31640 km nos testes de pré-temporada em Jerez e Barcelona (2013).

O piloto da Mercedes Nico Rosberg fez o melhor tempo do teste no Bahrein, com um tempo de 1m33s283, no sábado, com o P Zero Amarelo macio. A título de comparação, a volta mais rápida da corrida no Grande Prêmio do Bahrein, no ano passado, foi 1m36s961, estabelecidos pelo piloto da Red Bull, Sebastian Vettel. A Pole position no Grande Prêmio do Bahrein no ano passado foi 1m32s330: dentro de um segundo do tempo de Rosberg, o mais rápido do teste de hoje, que também fez a pole do ano passado.

O maior número de voltas totais completadas no teste do Bahrein deste ano foi de 174 voltas, por Nico Rosberg, da Mercedes. Valtteri Bottas, da Williams, fez o segundo maior número, com 171 voltas.

Números dos testes:

Número total de jogos de pneus trazidos ao Bahrain: 341 sets ou 1.364 pneus

– Supermacios: 14 sets

– Macios: 61 sets

– Médios: 139 sets

– Duros: 94 sets

– Duros de inverno: 28 sets

– Intermediário: 3 sets

– Chuva: 2 sets

Total de sets utilizados: 199

– Supermacios: 5 sets

– Macios: 37 sets

– Médios: 89 sets

– Duros: 51 sets

– Duros de inverno: 17 sets

– Intermediários: 0 sets

– Chuva: 0 sets

Temperatura ambiente media mais alta e mais baixa: 27 °C / 17 °C

Temperatura média de pista mais alta e mais baixa: 37 °C / 18 °C

Tempos:

Dia 1

1. Nico Hulkenberg (Force India) 1m36.880s Macio novo

2. Fernando Alonso (Ferrari) 1m37.879s Medio novo

3. Lewis Hamilton (Mercedes) 1m37.908s Duro novo

Dia 2

1. Kevin Magnussen (McLaren) 1m34.910s Supermacio novo

2. Nico Hulkenberg (Force India) 1m36.445s Macio novo

3. Fernando Alonso (Ferrari) 1m36.516s Macio usado

Dia 3

1. Lewis Hamilton (Mercedes) 1m34.263s Macio novo

2. Jenson Button (McLaren) 1m34.976s Supermacio novo

3. Felipe Massa (Williams) 1m37.066s Macio novo

Dia 4

1. Nico Rosberg (Mercedes) 1m33.283s Macio novo

2. Jenson Button (McLaren) 1m34.957s Macio novo

3. Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m36.718s Macio novo