Encontrar postos de combustível com preço inferior ao mercado é um grande atrativo para que anda bastante de carro. A questão fica justamente nos preços baixo, que podem esconder problemas como combustível de má qualidade ou bombas alteradas.

A ANP (Agência Nacional de Petróleo) recomenda sempre o motorista exigir nota fiscal quando fizer o abastecimento. Pois isso o ajudará a saber se o posto está autorizado a funcionar e, em caso de problemas gerados pelo combustível, será possível fazer uma reclamação. Temos também que verificar se a marca da distribuidora de combustível é a mesma da bandeira do posto, e se há alguma placa da ANP com o número da central de relacionamento visível.

É muito importante o consumidor saber que ele tem o direito de solicitar ao posto de combustível o teste de teor de etanol na gasolina, assim tem a certeza da qualidade do combustível. Esse direito é assegurado por uma resolução da ANP de março de 2007. Já as bombas de etanol (álcool) há um densímetro, tubo transparente com etanol dentro, por onde é possível saber a quantidade de água na mistura e se é incolor, O máximo é da mistura de água de 5%, mais que isso é adulteração, e o etanol não pode estar amarelado.

Já na gasolina, não há o densímetro, então o recomendado é pedir o teste. Além de prejudicar a média de consumo, o combustível adulterado estraga peças do carro, entre elas as velas, filtros e itens da injeção eletrônica.

Posto suspeito

Caso suspeite de algum posto com combustível adulterado, denuncie-o à ANP pelo telefone 0800-970-0267. Procure ter o maior número possível de informações, como CNPJ, razão social, endereço, distribuidora e a descrição do problema. Essas informações estão na nota fiscal.

Como evitar prejuízo com combustível adulterado?

– Primeiro é evitar usar esse tipo de combustível. Para isso sempre abasteça em postos com bandeiras famosas, pois é menos provável a adulteração devido a testes feitos pela distribuidoras.

– Crie uma rotina de abastecimento. Passe a dar preferência ao mesmo posto de combustível, pois assim é possível descobrir em caso de problemas por combustível adulterado.

– Preços muito a baixo do mercado indicam baixa qualidade no combustível. Por tanto desconfie mais desses postos.

– Procure postos que tenham programas de controle de qualidade para seus produtos.

– Peça o teste de combustível sempre que desconfiar de adulteração.

Infelizmente temos que desconfiar de todos postos de combustível, já que não há padrão para os que adulteram combustíveis. E seguindo as dicas anteriores podemos minimizar os riscos.

Visite nossa loja virtual – www.srpneus.com.br.