Pirelli anuncia retorno ao WRC (World Rally Championship) com quatro pneus completamente novos, que serão usados não somente neste que é o mais importante campeonato do mundo, mas também em outros rallies de expressão em todo o planeta. A nova gama de produtos foi lançada hoje no Autosport International Show, que acontece em Birmingham e é o tradicional evento de abertura da temporada do motorsport.

Mario Isola, gerente de Racing da Pirelli, apresentou os novos compostos e explicou suas principais características: “A marca dos novos pneus é a capacidade de ser, ao mesmo tempo, versátil e especificamente focado”, explica. “Nós desenvolvemos o RK para asfalto e Scorpion para cascalho e pedregulho acreditando que assim serão adequados para uma grande variedade de rallies, seja no Campeonato Mundial ou no Campeonato Europeu. Também desenvolvemos produtos específicos para alguns eventos, como os de Monte Carlo e Suécia. Em linha com os regulamentos esportivos, teremos apenas um padrão de banda de rodagem para asfalto e cascalho. Isto aproxima ainda mais nossos pneus de competição àqueles que fazemos para as ruas”, complementa Isola.

O pneu que será usado mais comumente será o novo RK, na especificação 235/40R18, disponível para todos os carros top a partir do novo R5 em diante. Esse produto, desenhado para asfalto, tem dois sulcos longitudinais – em respeito à regulamentação – o que significa que pode ser usado em condições de pista seca ou molhada. Os dois canais longitudinais são posicionados na parte interna do pneu para assegurar uma drenagem da água mais efetiva e evitar aquaplanagem. Isso também permite melhor Isso também permite melhora nas curvas, quando o carro se baseia mais fortemente na parte externa do pneu, gerando mais aderência graças a uma maior área de contato.

Esse pneu também estará disponível em dois diferentes compostos para o WRC: Duros, para condições secas, e Macios, para condições de chuva ou baixa aderência. Um terceiro composto, o Super Macio, será homologado para o Monte Carlo Rally, onde as equipes normalmente encontram temperaturas muito baixas.

Completando a linha de produtos para asfalto para Monte Carlo está o SOTTOZERO, no tamanho 235/40R18. Os novos pneus vêm em duas versões: com pregos, para neve e gelo, e sem, para condições normais de pista.

Para rallies em cascalho, a Pirelli criou o SCORPION XR, na medida 205/65-15. Esse pneu, desenvolvido para condições severas de piso, é diferenciado por uma tecnologia que aumenta a confiabilidade e resistência a furos. Também estará disponível em duas versões: duros, para condições mais severas e abrasivas, como em Portugal, México e Itália; e macio, para superfícies menos agressivas, como a Finlândia. O composto macio ainda pode ser usado em temperaturas mais baixas com lama, comumente encontrada no Rally GB, por exemplo.

Completando a nova linha de produtos está o SOTTOZERO ICE, na medida 205/65-15. Esse pneus cravejado foi desenhado exclusivamente para o Rally na Suécia, para ser utilizado em piso com gelo e neve. Os 380 pregos garantem alta aderência, mesmo nas condições mais severas encontradas na Escandinávia. O benefício desses pneus, com tecnologia patenteada pela Pirelli, é a tecnologia que impede a perda dos pregos durante sua utilização.

Fonte: Pirelli.com