A Pirelli vai promover a estreia do pneu Scorpion, o seu mais recente modelo para pisos de terra, no Vodafone Rally de Portugal, quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) , que arranca esta quinta-feira.

O nome Scorpion não tem sido visto ao melhor nível desde que a Pirelli terminou o seu contrato de fornecimento exclusivo com o WRC, em 2010. Agora, o novo pneu Scorpion será visto na equipe Henning Solberg, com o seu Ford Fiesta RS WRC. O norueguês utilizou anteriormente o modelo Sottozero, em que venceu uma etapa do Rali da Suécia com o mesmo carro em Fevereiro, no segundo evento do regresso da Pirelli.

“Fiquei muito impressionado com o desempenho dos pneus Pirelli, na Suécia, onde estivemos competitivos do início ao fim, embora o piso de terra em Portugal seja completamente diferente, espero que estes pneus nos proporcionem vantagem mais uma vez. Tenho as melhores recordações de conduzir com a versão anterior do Scorpion, há alguns anos atrás, mas tenho que ser realista, o nosso carro pertence a uma estrutura privada e não realizei qualquer teste antes do rali. Em vez disso, já estamos em linha recta para o shakedown. Numa situação destas, esperamos que os pneus possam ajudar a fazer a diferença”, afirmou Henning Solberg, piloto Pirelli.

O desafio para a quarta ronda do WRC, realizado essencialmente em estradas de terra, é muito diferente, mas a seguir à utilização de Solberg na neve e gelo, na Suécia, vai ser apenas a segunda presença de um pneu Pirelli numa prova do Campeonato do Mundo de Ralis, no presente ano.

PILOTO-RENATO-PITANo derradeiro teste, em solo lusitano, antes de rumar à Irlanda, Renato Pita experimentou os novos pneus que vão ser utilizados no FIA European Rally Championship. A particularidade dos mesmos está relacionada com o facto de serem utilizados em piso seco e molhado. Renato Pita testou os novos pneus em Ponte de Lima, debaixo de chuva intensa.

“O Rali da Irlanda tem umas condições particulares e o teste não foi fácil porque os pneus são quase de piso seco. Estava a chover muito, o que foi bom para ver a reação dos pneus neste tipo de piso e faço um balanço positivo do teste. Estou satisfeito com o resultado e com o empenho de todos os que me acompanham”, salienta Renato Pita, que no dia em que testou os pneus contou com a ajuda do navegador Alexandre Rodrigues – que já tinha acompanhado o piloto em provas antigas – pois Hugo Magalhães estava no Algarve a preparar o Rali de Portugal, onde irá participar.

“Estou consciente que tenho muito trabalho pela frente mas a equipa está muito empenhada e a força de quem me acompanha motiva-me ainda mais”, conclui o piloto que vai estrear-se na edição deste ano do FIA European Rally Championship no Rali Circuit of Ireland, que se irá realizar em Belfast, entre os dias 17 e 19 de Abril.

A Pirelli também irá estar representada na categoria WRC2, com as seguintes duplas de pilotos e navegadores Pirelli: Max Rendina / Mario Pizzuti (Mitsubishi Lancer Evo 10), Bernardo Sousa / Hugo Magalhães (Ford Fiesta RRC), Julien Maurin / Nicolas Klinger (Ford Fiesta RRC), Lorenzo Bertelli / Mitia Dotta (Ford Fiesta R5), Rui Madeira / Nuno da Silva (Ford Fiesta R5) e João Barros / Jorge Henriques (Ford Fiesta R5).

Para as superfícies mais duras de terra, a Pirelli irá trazer o pneu de composto duro Scorpion XR5 e XR7 para o pneu de composto macio. De acordo com o fabricante, o rasto/piso do pneu XR foi projectado para superfícies particularmente abrasivas e agressivas. A estrutura interna do pneu é resistente a pedras e outros impactos, a parede lateral também é reforçada para proteger contra os furos. O novo XR é um pneu simétrico (não-direccional), o que faz com que cada pneu seja utilizável em qualquer lado do carro, o que se traduz numa vantagem acrescida para a elaboração de uma eficaz estratégia.

“O nosso objectivo nos ralis, este ano, é fornecer pneus para os clientes, por isso, estamos felizes em receber o Henning de volta, com o seu Fiesta privado, depois de um excelente desempenho na Suécia. O nosso pneu Scorpion foi completamente redesenhado, desde que foi visto pela última vez no campeonato do mundo em 2010, para proporcionar um melhor compromisso entre desempenho e durabilidade, e responder aos recentes regulamentos sobre pneus, que limita estritamente o uso”, afirmou Matteo Braga, engenheiro sénior da Pirelli.

PIRELLI ESTREIA NOVO PNEU NO RALI - pneu 2

O seu carro pode não ser do Rali WRC, mais os pneus podem ser, toda linha Pirelli você encontra aqui na SR Pneus, acesse nossa loja virtual e confira http://www.srpneus.com.br