A Pirelli completou a primeira sessão de testes usando os carros da temporada atual: uma inovação para esse ano designada a ajudar a fábrica italiana a desenvolver pneus cada vez mais adequados para as últimas gerações de carros da Formula 1.

Os 250 pneus experimentais levados para o Bahrain, feitos sem nenhuma tira colorida na lateral, foram exclusivamente projetados para 2015. Ao longo dos dois dias de testes, a Pirelli completou 110 voltas, algo em torno de 595 quilômetros, com os pneus experimentais, as condições da pista e as altas temperaturas estavam bem parecidas com as encontradas durante o Grande Prêmio do final de semana.

O diretor de motorsports da Pirelli, Paul Hembery disse que a oportunidade de usar os carros da temporada atual é algo que eles sempre desejaram e que isso vai ser vital para escrever o regulamento do ano que vem. “Nós fizemos progressos práticos durante os dois dias de testes com os protótipos, experimentamos uma série de soluções para as condições que serão exigidas em 2015. Tendo acumulado essas informações valiosas durante dois dias, agora nós vamos analisá-las cuidadosamente e garantir o desenvolvimento dos pneus até a próxima sessão de testes em Barcelona, onde nós esperamos ver uma evolução na performance dos carros”, disse.

Dados dos testes

-A temperatura máxima do ar registrada foi de 35ºC e a pista chegou aos 44ºC às 14h da quarta.

-O tempo de volta mais rápido marcado durante os dois dias de testes foi de 1m34.136s conquistado por Lewis Hamilton, da Mercedes, na manhã de quarta, com pneus experimentais.

-As equipes que não estavam testando para a Pirelli correram com os pneus atuais. Todos os times possuem 135 jogos de pneus para testes durante esse ano, incluindo os experimentais.

-A Caterham realizou um total de 64 voltas com o piloto Robin Frijns na terça antes que um problema hidráulico encurtasse os testes da equipe durante a tarde. Na quarta, a Mercedes fez um total de 120 voltas com Lewis Hamilton. A Williams realizou 64 voltas com o brasileiro Felipe Nasr. A equipe não completou as voltas da tarde com problemas técnicos.

-Na próxima sessão de testes que irá acontecer após o GP da Espanha, Sauber e Toro Rosso vão testar os pneus no primeiro dia. Seguidos de Force India e McLaren no segundo dia. O último teste será realizado em Silverstone, logo após o GP da Inglaterra, Ferrari e Lotus participarão do primeiro dia de testes e Red Bull e Marussia encerram os testes durante a temporada.