Como parte de seus esforços para promover, patrocinar e apoiar diversos projetos culturais na Itália e em todo o mundo, a Pirelli cria o programa “Pirelli Professor Visitante em Estudos Italianos”, num acordo de cinco anos no Departamento de Francês e Italiano na Universidade de Princeton, em New Jersey, nos Estados Unidos. Seu objetivo é apoiar a divulgação do estudo da história e cultura italiana através de Novas Mídias e Tecnologia nos Estudos Italianos.

Com lançamento previsto para janeiro, a Universidade de Princeton vai convidar um estudioso ou profissional italiano proeminente a cada ano letivo para o campus de Princeton, para ministrar ocurso e se envolver em atividades adicionais que enriqueçam a experiência educacional diferenciada de Princeton e expandir a amplitude e o alcance de seus programas interdisciplinares. Em 2014, a posição de visitante será confiada para o jornalista e escritor Gianni Riotta.

O curso, que será ministrado por Gianni Riotta e pelo Professor Gaetana Marrone-Puglia, abordará a história italiana do pós-guerra até os dias atuais, por meio da análise do cinema italiano que melhor captou as características da época, bem como sua dinâmica política, cultural e estilo de vida.

Os alunos serão convidados a analisar o período histórico em questão através da produção de projetos multimídia com os quais a Pirelli irá contribuir fornecendo conteúdo e material dos arquivos da Fundação Pirelli. Estes incluem documentários, manuscritos, fotografias, filmes e propagandas que irão enriquecer a escolha do material à disposição dos estudantes, para que entendam e descrevam a história italiana

Com mais de 140 anos de atividade industrial, a Pirelli percorreu e contribuiu para todas as fases mais importantes do desenvolvimento da Itália, não só do ponto de vista econômico, mas também social e cultural. Os materiais aos quais os estudantes de Princeton e professores terão acesso irão oferecer insumos de pesquisa originais, tais como o mundo do trabalho, a transformação urbana da cidade, a modernização da tecnologia, cultura e estilo de vida.

A Pirelli hoje colabora com 14 universidades em um esforço global para promover a investigação científica e humanística. A parceria com a Universidade de Princeton, no campo das ciências humanas e meios de comunicação de massa, não só permite que a empresa apoie a cultura italiana no exterior, mas também permite ganhar maior visibilidade entre as tendências contemporâneas e na evolução do mundo das novas mídias, que são cada vez mais importantes também em termos dos negócios.

Visite nossa loja virtual – SR Pneus