A Pirelli, presente no Mundial de Rally desde que este foi criado, em 1973, foi fornecedor exclusivo desta categoria de 2008 a 2010, antes de ter sido escolhido pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) como fornecedor exclusivo da F1 por um período de três anos, de 2011 a 2013.

A marca italiana tem estado envolvida em polêmica na edição deste ano do campeonato de Fórmula 1, uma vez que no Grande Prêmio de Inglaterra, em Silverstone, os seus pneus estouraram em seis carros – incluindo no Mercedes de Lewis Hamilton e nas duas Ferrari.

A Pirelli, que entretanto introduziu novos pneus traseiros no Grande Prêmio da Alemanha, considerou que os estouros são responsabilidade das equipes, acusando-as de uso indevido do equipamento: pressões demasiado baixas nos pneus, pneus traseiros direitos montados à esquerda e vice-versa bem como abordagens de curva demasiado agressivas.

Quanto aos Ralis, a marca italiana não tinha abandonado completamente a categoria, uma vez que fornecia os Ford Fiesta dos jovens talentos da formação da WRC Academy, e equipava os carros de vários pilotos do Campeonato Europeu (ERC).

O Mundial de Rally terá 4 fornecedores de pneus

Com o regresso da Pirelli, em 2014 as equipes presentes no WRC vão poder escolher entre os pneus de uma das quatro marcas envolvidas: Michelin, que este ano equipa a maioria dos pilotos de primeira linha, a Pirelli, com um currículo de 180 vitórias em Ralis, a DMACK e a Hankook.

“Estamos mesmo contentes por regressar a um esporte em que nos sentimos em casa”, considerou o diretor da Pirelli para área de competições, Paul Hembery.

“Esta decisão foi também tomada na sequência de pedidos dos nossos clientes, uma vez que as regulamentações do Mundial e do Campeonato Europeu estão agora mais parecidas. Ainda não temos qualquer acordo com equipes de fábrica e vamos tratar prioritariamente dos nossos clientes”, acrescentou.

O contrato da Pirelli com a F1 não foi ainda renovada além de 2013. A marca italiana está também presente no GT, uma categoria na qual equipa vários carros.

Fonte Diário Digital de Portugal

Quer um pneu Pirelli?

Clique aqui e visite nossa loja virtual!