Foi apresentada na Argentina ontem (08/09/2014) a placa unificada dos países membros do Mercosul, que será obrigatória a partir de 2016 para caminhões e ônibus e 2018 para automóveis e motos. A nova identificação visa integrar os cinco estados que compõem o bloco econômico da América do Sul.

Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela abrigam 280 milhões de pessoas e 110 milhões de veículos. A nova placa unificada tem 450 milhões de combinações e terá tamanho padrão de 450 mm de largura.

Enquanto o Brasil tem combinações suficientes até 2030, na Argentina restam apenas 2 milhões de combinações. Mesmo assim, o principal argumento da unificação das placas é a segurança jurídica dos deslocamentos fora do país de origem do veículo. A placa unificada facilita os controles das autoridades de trânsito locais, e justamente por isso ônibus e caminhões receberão primeiro.

A nova identificação veicular é composta pelo emblema do Mercosul, nome do país e bandeira do mesmo na parte superior, tendo abaixo sete caracteres, sendo duas letras, três números e novamente duas letras, evitando assim a formação de palavras. A placa também tem formato para motos.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que o novo padrão deverá ser adotado a partir de 1º de janeiro de 2016 para veículos novos. O órgão não deu mais detalhes.