Dicas de como escolher o melhor pneu para seu carro

Antes de você deve analisar se quer ou não mudar o comportamento do seu carro. Caso não queira mudar o comportamento do carro, o melhor pneu nesse caso é o original, aquele que veio instalado de fábrica. Se seu carro já teve o pneu mudado e você não sabe qual era o anterior, basta olhar no manual onde tem todos os tipos que o veículo aceitará. Caso queira mudar, escolha um que seja compatível com seu estilo de direção, tipo de uso do veículo e que esteja dentro das especificações do manual.

Na lateral externa dos pneus para carro de passeio e utilitários leves existe um código para descrever as suas características. Ele pode começar com “P”, “LT”, “Max. load” para o tipo de pneu. O número seguinte é a largura de banda, seguido da relação entre altura lateral e largura de banda, o tipo de construção do pneu, Por exemplo “R” Radial ou “D” Diagonal, diâmetro do aro, taxa de carga, classificação de velocidade e em alguns tipos de pneu seu uso em determinadas estações. Por exemplo:

P195/60R16 63H M+S

  • P – tipo de pneu
  • 195 – largura da banda de rodagem em milímetros
  • 60 – relação entre largura e altura da lateral comparada à altura
  • R – construção radial
  • 16 – diâmetro do aro em polegadas
  • 63 – taxa de carga
  • H – classificação de velocidade
  • M+S – pneu adequado a todas as estações

Nesse link você pode ver as tabelas completas do índice de carga e velocidade.

É muito importante saber se a classificação de carga é alta suficiente para aguentar o veículo na carga máxima. Evite usar pneus fora das especificações do carro, pois pode causar acidentes graves. Alguns erros comuns são comprar pneus de veículos de passeio para utilitários leves por serem mais baratos, porém usarem cargas maiores que o indicado no pneu, e comprar pneu com tamanho incorreto, o que aumenta o desgaste, muda o comportamento do veículo e marca velocidade incorreta no velocímetro.

Tem também as taxas de velocidade que vão de 160 à 300 km/h. Escolher o pneu certo ao seu estilo de dirigir é mais seguro, caso você pegue muita estrada ou vias rápidas evite pneus com taxa de velocidade baixa. Em uma velocidade muito maior que o limite do pneu ele irá deformar e poderá causar acidentes graves. Caso ande muito por cidade, pode-se optar por um pneu com um índice de velocidade menor e menos largo, que são mais baratos, já que não serão usados muito próximos ao limite.

Outro ponto a ser considerado é a tração do pneu. Ter um pneu com a lateral mais alta melhora no conforto, pois absorve melhor as irregularidades da pista, enquanto um pneu com a lateral mais fina e mais largo, melhora a resposta do volante e a aderência nas curvas. O que é bom para autoestradas e vias rápidas.

Não esqueça que qualquer escolha de pneus é uma mistura entre estilo de condução, conforto, eliminação de ruído, economia de combustível, desgaste, capacidade de carga e preço. O dever do revendedor e do consumidor é selecionar um pneu que, de preferência, englobe todos esses itens.

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