O mercado de pneus radiais agrícolas teve um forte crescimento nesse ano de 2013, muito devido ao aumento das vendas domésticas de máquinas agrícolas, sobretudo as de maior potência, que necessitam desse tipo de pneus por causa da sua estrutura ser a mais adequada.

Essa melhor estrutura e, consequentemente, melhor desempenho, só é possível porque os fios da carcaça do pneu radial são distribuídos em arcos perpendiculares ao solo e orientados ao centro do pneu, com estabilidade garantida por uma cinta de aço localizada sob a banda de rodagem. Essa tecnologia reduz deformações e, além de permitir que o pneu suporte cargas maiores, promete desgaste mais lento, chega a ter 50% de vida útil  maior, e maior economia de combustível.

Mesmo sendo mais caros que os pneus convencionais, os pneus radiais agrícolas são cada vez mais comuns em grandes máquinas e sua utilização cresce em ritmo acelerado no mercado nacional. Um demonstrativo desse crescimento são as estatísticas mais recentes da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), a produção de pneus radiais no país já alcançou 31 mil unidades entre os meses de janeiro e outubro deste ano, com um expressivo incremento de 138,5% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Com um aumento de 17,6% nas vendas do mercado de pneus agrícolas e esse aumento puxou o crescimento de 9,1% da produção total de pneus do Brasil, que chegou a 57,6 milhões de unidades nos dez primeiros meses de 2013, quando as vendas atingiram 60,9 milhões.

É estimado que as vendas de pneus radiais agrícolas serão seis vezes maior esó em 2013 e mais 5% em 2014.  O que levou a algumas montadoras a utilizar esses pneus em equipamentos de potência média, o que pode levar uma expansão significativa do mercado.

A Pirelli pretende investir pesado no mercado, cerca de 10% dos investimentos totais de R$ 1 bilhão para a América Latina até 2017, elevando 30% da sua produção de pneus agrícolas e mais do que triplicar a de radiais na região, de acordo com Gianfranco Sgro, diretor-geral de operações da Pirelli para a América do Sul. A maior parte dos aportes será no Brasil.

A Pirelli fabrica radiais agrícolas no país desde 2009. O segmento de pneus agrícolas e para caminhões representa 43% do faturamento da companhia na América Latina.

Fonte: Valor Econômico.