Quem nunca teve dúvidas na hora de comprar um carro sobre qual tipo de roda levar? Isso é, quando recebemos essa opção. Algumas vezes as dúvidas são simples, como comprar meu carro novo com roda de liga leve ou de ferro? Qual tem o melhor custo benefício? E o desempenho tem diferença?

Vamos explicar algumas dessas dúvidas que surgem para ajudá-lo na hora da compra. Mas a principio, tanto roda de liga leve e roda de ferro tem desempenhos parecidos, porém com algumas vantagens e desvantagens tanto para um quanto para outro. Então fica ao critério do comprador qual escolher.

As maiores diferenças entre os dois são na parte estética e no preço. As rodas de ferro costumam ser um pouco mais baratas que as de liga leve e a grande vantagem das rodas de liga leve é a sua estética muito mais bonita. E graças ao material usado, que pode ser de alumínio, titânio ou outra liga, a roda pode ter vários desenhos, cores e tamanhos diferentes, deixando seu carro com aparência única. Ao contrário da roda de ferro, que são todas muito semelhantes devido aos limites do material e geralmente é usado calotas para dar alguma estética diferenciada.

O desempenho e a segurança de ambas são parecidas e, apesar das rodas de ferro serem mais pesadas que as de liga leve, as duas são projetadas para aguentar o seu uso da mesma maneira. Essa diferença se torna ainda menos perceptível em carros populares. Porém use sempre produtos que estejam dentro dos critérios permitidos pelas montadoras.

Ambas as rodas são bastante resistentes, mas a de ferro tem como vantagem ser mais resistente contra quebra e em caso de amassados, pode ser recuperada facilmente. Já no caso da roda de liga, por ser feita de materiais leves, está mais sujeita a quebrar em pancadas muito fortes e, caso haja quebra, pode impossibilitar o uso, além de rodas de liga leve dificilmente amassam.

Sempre verifique se o tamanho da roda de liga leve está dentro dos critérios da montadora. Usar rodas fora do recomendado pode causar problemas na suspensão e gerar um desgaste maior no pneu.

Quer comprar uma roda de liga leve?

Visite a SR Pneus, clique aqui.