Não tem nada pior que em uma manhã fria descobrir que seu carro está com a bateria descarregada. São tantas perguntas que passam em nossas cabeças nessa hora. Por que isso aconteceu? Como pode se não deixei nada ligado? Minha bateria já era? Mas porque se não tem nada fora do normal?

Diversos fatores contribuem para esse feito, mas a principal é que as propriedades das baterias são afetadas pelas condições climáticas. Isso ocorre porque quanto mais frio menor é a sua energia disponível. Por exemplo, em uma temperatura de 30ºC a bateria totalmente carregada tem 100% de energia disponível, em 10ºC tem 2 terços da energia disponível e em 0ºC tem metade da energia disponível. Mesmo estando 100% carregadas.

O principal fator físico que contribui para esse fenômeno são os materiais de que são feitos as baterias. Eles ficam mais densos por causa da temperatura baixa, com isso os eletrólitos tem a reação química mais lenta e por isso transferem menos carga que o normal. Pronto, ao ligar o carro ele demora para dar a partida. E some isso ao uso maior de aquecedores e desembaçadores devido ao frio, e dos faróis devido os dias serem menores. Que por fim ajudam ainda mais a bateria não ser carregada totalmente.

Hábitos de condução também podem prejudicar a recarga da bateria. Dependendo do tempo de condução do carro, se for curta não há tempo para o alternador enviar carga suficiente para carregar a bateria e com isso não terá carga suficiente para ligar o carro no dia seguinte. No inverno isso é ainda mais comum.

Quando elas estão no limite da vida, algo entorno de 2 ou 3 anos, é muito provável que ao começar a falhar no inverno, a bateria não voltará a funcionar normalmente. Por isso cuide da sua bateria, sempre mantendo uma nova, compre apenas a correta para o seu carro, confira o manual antes de comprar, e só jogue-as fora em locais de descarte específicos para baterias.

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