Um dos maiores erros que os motoristas cometem quando vão fazer uma viagem é o excesso de peso no carro. Todo o veículo possui uma carga máxima que pode ser transportada, e é extremamente importante que esse limite não seja ultrapassado. 

A carga que é transportada no carro está totalmente relacionada à calibragem dos pneus, ao consumo de combustível e ao desgaste de diversos componentes. Para não cometer esse erro e não forçar demais o seu carro, basta ficar de olho no manual do fabricante do carro e respeitar o peso indicado.

 O motorista precisa saber que ao utilizar um carro com excesso de carga ele pode estar expondo seu veículo a uma série de problemas, como o desgaste prematuro dos pneus, dos freios, da suspensão e até a falta de estabilidade e controle do veículo.

 O excesso de peso no carro reduz a vida útil dos pneus

Quando há um excesso de peso no carro isso acaba exigindo um maior esforço dos pneus. Ou seja,  quanto maior for a carga transportada, maior será a pressão sobre eles e, consequentemente, maior será o desgaste. (Veja aqui 7 dicas de como evitar o desgaste dos pneus)

Além disso, rodar com sobrecarga  também pode danificar a estrutura interna dos pneus, reduzindo significativamente a vida útil do componente.

excesso de peso no carro prejudica os pneus

 Maior exigência dos freios

Os freios também podem ser prejudicados quando há o excesso de carga no carro. Isso porque, o excesso de peso faz com que os freios sejam mais exigidos no momento de parar o veículo, pois, um carro com sobrecarga carece de maior esforço para conseguir pará-lo, exigindo dessa forma, uma maior força aplicada nos freios e por um período de tempo maior.

Lembrando que  a sobrecarga ao aumentar o desgaste das pastilhas e dos freios, também reduz a segurança e estabilidade do veículo.

 Aumento do desgaste na suspensão

O carro quando roda com um excesso de peso faz com que a suspensão tenha que suportar uma carga maior, o que acaba reduzindo o amortecimento de impactos e diminui a estabilidade do veículo, além de aumentar o desgaste sofrido pela suspensão.

Além de não ser barata, a troca do sistema de amortecimento faz com que o veículo fique parado na oficina por um tempo.

 Mais carga, mais consumo de combustível

Todo motorista sabe que, quanto maior o peso do veículo, maior é o consumo de combustível. Isso significa que quanto maior for a carga transportada, mais é exigido do motor.

Para evitar o consumo elevado do combustível e maiores gastos com manutenção é preciso manter as revisões em dia e respeitar o manual do automóvel.

aumento de combustível

Deu para perceber que tentar carregar mais do que o seu carro pode suportar não é uma boa ideia. Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe um comentário ou entre em contato com a gente!  Não se esqueça de acompanhar nosso blog e nossas mídias para ver mais conteúdos como esse.