Mesmo seguindo os padrões de calibragem, balanceamento, geometria e direção de seu carro, você pode notar um desgaste maior não pneus dianteiros do que nos pneus traseiros, certo? Não fique assustado, isso é muito normal. Realmente os pneus da frente tem um desgaste mais rápido, nem mesmo o mais cuidadoso dos motoristas consegue escapar disso.

Esse desgaste diferenciado ocorre por alguns motivos, dentre eles os três principais são:

freando
Pneus dianteiros sofrem mais devido a constante mudança de ângulo de direção do veículo

volante-virado
Normalmente o peso do motor fica no eixo dianteiro do carro e transferência de peso nas frenagens colabora

acelerando
A maioria dos veículos atuais possuem tração dianteira, o que ocasiona uma maior solicitação dos pneus da frente

Por esse motivo, as montadoras de veículos e fabricantes de pneus como a Pirelli, recomendam o rodízio dos pneus para equilibrar o desgaste, assim proporcionando uma maior vida útil.

O ideal é não esperar perda significativa de borracha para fazer essa troca. Indicado é passar os pneus dianteiros para a traseira em até 10.000 Km rodados e seguir alterando dessa forma. Os pneus dianteiros gastam 3X mais rápido que os traseiros, podendo gerar desequilíbrio entre os eixos em termos de dirigibilidade e na frenagem, principalmente em pistas molhadas.

O correto é sempre que possível efetuar a troca dos quatro pneus, por pneus novos quando há necessidade. Se você não sabe onde encontrar seus pneus e deseja efetuar uma compra bem feita e com um ótimo preço, pode acessar a loja virtual da SR Pneus e conferir toda a gama de pneus Pirelli para seu carro e comprar sem sair de casa, acesse http://www.srpneus.com.br