Pneus com problemas, freio com comportamento estranho e aquecimento do motor além do normal, são alguns dos problemas mais graves que um motorista pode enfrentar em uma viagem. Aliás, esses são os principais problemas que deixam o motorista a pé durante uma tranquila viagem.

1- Pneus – Pneus desgastados com pouca borracha e muito gastos estão mais sujeitos a penetração de objetos perfurantes, obrigando a paradas para troca de pneus. Mas também é muito perigoso, levando risco para a vida dos passageiros do veículo. É bom revisar os pneus antes de enfrentar uma estrada, verificando seu desgaste, assim como a calibragem correta, levando-se em conta o peso com o qual se vai viajar. Verificar também o estepe, primeiro para se certificar que ele realmente está onde deveria, pois existe uma crescente onda de furto de estepes, e segundo verificar também se sua calibragem está de acordo. Nada mais desagradável do que descobrir que o estepe está “murcho” no meio da estrada.

2- Arrefecimento – Verificar o nível e a qualidade do liquido do arrefecimento, também conhecido como “água do radiador”. O sistema de arrefecimento é responsável pela manutenção da temperatura ideal de funcionamento do motor. Caso esse sistema esteja com problemas, durante a viagem, onde o motor atinge altos giros ou mesmo quando enfrentamos um engarrafamento na estrada, pode ocorrer o superaquecimento do motor entrando esse liquido em ebulição, fazendo o motor “ferver”. Isso danifica o motor, principalmente o cabeçote que pode vir a empenar. Nesse caso o prejuízo ao bolso é bem salgado.

3- Freios – Outro cuidado que o motorista precisa ter antes de pegar uma estrada e que deixa muitos na mão, é o relacionado ao sistema de freios. Peças desgastadas ou com vazamentos, além de por em risco a segurança, podem causar transtornos durante a viagem, que deveria ser só lazer, termina em cima de um guincho. Ao pisar no pedal de freio acionamos as quatro rodas e uma quantidade considerável de peças que precisam estar em boas condições. Se a viagem inclui trechos em serra ou grande declives, o sistema de freios tem uma importância ainda maior e deve ser usado junto com o freio motor, ou seja, descer com uma marcha engatada. Os problemas mais comuns são o superaquecimento das peças de atrito causando uma fadiga dos materiais e a ebulição do fluido de freios, isso quando este está contaminado. Faça sempre a manutenção preventiva do sistema, obedecendo o que é indicado no manual do proprietário.

Sempre antes de “pegar” uma estrada é preciso ter a certeza de que o veículo está em boas condições. Por isso a visita no mecânico é sempre aconselhável. Itens como palhetas, lâmpadas, chave de roda, marcador de combustível, itens de sinalização obrigatória como triangulo e pisca alerta, além de uma documentação em dia, também devem ser conferidos antes da viagem.

Então, boa viagem e aproveite!

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Fonte: Bem Paraná