Quando nos deparamos com problemas inesperados, que fazem nosso veículo para de funcionar, pensamos em como esses problemas ocorrem justamente na pior hora possível. Mas porque aconteceu?

Alguns desses problemas são até fáceis de serem detectados, já que são mostrados no painel do carro ou no computador de bordo. Mas não significa que são fáceis de corrigir. Existem outros problemas que não são mostrados em lugar nenhum do carro e nesse hora é bom termos uma pequena noção para evitar de sermos enganados por pessoas oportunista. Por esse motivo listamos abaixo alguns dos problemas mais comuns para você saber identificar e evitar problemas.

Combustível

Tome muito cuidado com o lugar onde você abastece, pois usar combustível adulterado pode fazer com que o carro sofra algum tipo de pane. As impurezas que tem nesses tipos de combustível pode entupir os injetores e bloquear a injeção de combustível na câmara. Quando isso ocorre, precisa ser feita uma limpeza dos bicos, feitos por mecânicos especializados. A dica é abastecer em postos de confiança para evitar esses tipos de problemas.

Superaquecimento

É preciso ficar muito atento a qualquer tipo de comportamento diferente do motor para evitar problemas futuros. Porém se você perceber uma fumaça saindo do motor quando seu carro parou de funcionar, muito provavelmente o problema é a temperatura do motor que está muito alta. Espere o motor esfriar e complete o nível d’água e, caso ocorra novamente, verifique se há algum tipo de vazamento no radiador.

Injeção eletrônica

Caso a luz do motor está sempre acesa mesmo depois de um tempo com o carro ligado, há um problema no sistema elétrico. Procure imediatamente uma oficina para verificar o problema e evitar dores de cabeça. Porém, se o carro simplesmente parou de funcionar quando a luz acendeu, a injeção eletrônica está com problemas. Nesses casos não há nada o que fazer, a não ser, levar para um mecânico especializado ou na sua concessionária para resolver o problema.

Bateria

Se a luz do painel está acessa constantemente, o defeito pode ser tanto na própria bateria quanto no alternador, peça que recarrega a bateria. O defeito pode ser uma coisa simples de ser resolvida, como a troca ou recarga da bateria. Mas também pode ser um pouco mais complicada necessitando de um reparo no alternador ou a troca da peça, que pode estar quebrada.

Bobina

Responsável por gerar a corrente de alta tensão para o funcionamento das velas, a bobina pode sofrer com superaquecimento e parando de produzir a corrente necessária. Quando superaquecido o carro para de funcionar. O jeito é esperar, cerca de 10 minutos para a peça esfriar e o carro voltar a ligar. Mas leve assim que possível em uma oficina especializada na parte elétrica.

Bomba de combustível

A falha na bomba de combustível evita do combustível ser injetado no motor na pressão ideal. Quando esse tipo de falha ocorre ela precisa ser trocada. Leve em uma empresa especializada para realizar a substituição, que é relativamente rápida.

Correia dentada

Ela é acionada pelo motor e fica conectada ao comando de válvulas, sendo a principal responsável pelo funcionamento do motor. Mas se não houver manutenção, a correia dentada pode arrebentar e, quando isso acontece, há um perigo de empenar as válvulas e danificar o cabeçote do motor. Ao perceber que ocorreu o rompimento, não ligue o motor, pois aumenta em muito a possibilidade de danificar o motor. As trocas deve ser feitas nas concessionárias e, em média, a cada 50 mil quilômetros.