O Puma GTE,  sucessor do Puma GT da década de 60, foi o carro esportivo brasileiro mais vendido na história. Vendeu nada menos que 8705 unidades entre os anos de 1970 e 1980. Tanto sucesso, levou o esportivo a ser exportado para países como Uruguai (primeiro veículo exportado), Argentina, Haiti, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, África do Sul (produção local sob licença), e também para mercados importantes como Estados Unidos, Japão, Itália, Grécia, Alemanha e Oriente Médio. Ele é considerado o verdadeiro “Made in Brazil”.

O esportivo era fabricado em fibra de vidro, montado sobre plataforma e mecânica 1.6 litros (ou 2.1 litros) de 4 cilindros da Volkswagen, mas com as suspensão e outras adaptações desenvolvidas pela própria Puma. Seu design foi criado em uma fazenda em Matão, estado de São Paulo, por Anísio Campos e inspirado no modelo antecessor, desenhado por Genaro “Rino” Malzoni, visando corridas e inspirado nos esportivos europeus e americanos da época. O modelo ainda ganhou uma versão conversível, chamada de Puma GTS, substituto do Puma Spyder, que também foi um grande sucesso. Vendendo entorno de 7077 unidades.

O Puma GTE, também chamado de Puma Tubarão devido as entradas de ar nas a laterais que se pareciam com guelras de um tubarão, tornou-se um mito esportivo genuinamente brasileiro.