Você já viu que de tempos em tempos a roda dianteira fica mais suja que a roda traseira e com um pó escuro?

Esse “fenômeno” é muito normal e sempre ocorrerá na roda dianteira do seu carro, ou nas traseiras também se o carro tiver freio a disco nas quatro rodas. E o pó acumulado é resíduo das pastilhas de freio, resultado do seu atrito com os discos durante as freadas.

A sua cor é preta porque a maior parte vem do disco, cerca de 90%, composto de ferro fundido cinzento, com uma quantidade boa de carbono. O resto são resíduos das pastilhas de freio, que é formado por fibras metálicas e não metálicas, carbono e etc.

A princípio, esses resíduos de pó não trazem muitos problemas as rodas. Quando as rodas estão protegidas pela pintura, rodas de ferro, ou por verniz, rodas de liga, o pó não afetará em nada. Porém se elas estiverem com pequenas rachaduras ou com oxidação por produtos químicos, como produtos de limpeza pesada, o acumulo de resíduo junto com a umidade acelera o processo de oxidação já iniciado.

Para evitar que esse tipo de problema ocorra, o aconselhado é sempre checar a condição das rodas para saber se não há danos e lavá-las a cada 15 dias no máximo.

Visite nossa loja virtual – www.srpneus.com.br