Já verificou se o seu freio de mão precisa de uma revisão?

Quando você puxa o freio de mão, também chamado de freio de estacionamento, para parar em uma ladeira e o carro simplesmente não para, significa que o freio de mão está comprometido. Muitos motoristas não sabem, mas o freio de mão também precisa de uma revisão periódica devido ao desgaste do tempo e por questões de segurança.

A perda de eficiência durante o seu uso é normal, ainda mais durante uso prolongado. Pouco a pouco, o ponto de travamento das rodas vai ficando mais alto e surge o chamado “freio alto”. Outro problema é a pressão excessiva no cabo de aço causada pelo estrangulamento do sistema, quando acionamos o freio de mão de forma inadequada, causando dificuldade na ativação e desativação e diminuindo a vida útil.

A revisão do conjunto de freio de mão é recomendado a cada 15 mil quilômetros. Assim o sistema mantém em perfeito funcionamento e pode evitar que pequenos sustos se tornem grandes acidentes.

Forma correta de usar o freio de mão

Na maior parte dos veículos, o freio de estacionamento é acionado por meio de uma alavanca que fica entre os bancos dianteiros. Também existem acionamentos por pedal, muito comum entre picapes e utilitários-esportivos, e nos carros mais modernos existe o sistema elétrico, ligado por um botão localizado no console central.

Os Cuidados com o freio de mão não está apenas na manutenção do conjunto, seu uso correto prolonga e muito a vida útil. Acionar o freio suavemente evita o desgaste prematuro do cabo de aço e outras partes móveis ligadas a ele. Puxar a alavanca com muita força afrouxa o cabo de aço bem mais cedo que o normal.

O freio de mão não deve ser usado com o carro em andamento, independentemente da sua forma de acionamento, apenas em uma situação de emergência em que ocorre falha no freio de pedais e como última recurso.

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