Comprou um carro 0km e quer voltar para casa dirigindo sem o registro? Conheça os riscos

Por quanto tempo é possível rodar sem placas, e em que situações isso é (ou não) permitido? Essa é uma dúvida recorrente de muitos na hora de emplacar o carro pela primeira vez, ou até após colisões em que a placa se perde.

De acordo com o capitão Marcos Cunha, da Polícia Militar de São Paulo, quem compra um veículo zero quilômetro pode circular até 15 dias sem emplacá-lo. Para isso, é indispensável estar de posse da nota fiscal de compra, que deve trazer o carimbo de saída da concessionária com a data na qual o modelo foi entregue ao consumidor.

Durante esse prazo, o consumidor deve registrar e licenciar o veículo junto ao órgão de trânsito de sua cidade, ou recorrer a um despachante que faça isso. Após os 15 dias, o condutor poderá ser multado (R$ 191,54 pela infração gravíssima), receber sete pontos no prontuário de sua CNH e ter seu veículo recolhido, conforme prevê o artigo 230, inciso VI, do Código de Trânsito Brasileiro.

O mesmo rigor vale para quem perdeu a placa do veículo num acidente, ou teve a placa roubada. De acordo com o sargento Valdecir de Souza da Silva, também da PM, um veículo nessa condição só pode circular (para ser conduzido até uma oficina mecânica, por exemplo) se estiver sendo guinchado. “Nem mesmo o boletim de ocorrência livraria o dono do veículo da multa, a lei não abre esse precedente”, afirma o policial.

Fonte: Revista Autoesporte