Vamos falar um pouco sobre Rodas Esportivas e como saber a furação delas. Quando se fala em medidas de rodas é preciso entender 5 conceitos: diâmetro nominal, largura da tala, offset (ET), backspacing e furação.

1. Diâmetro Nominal

Diâmetro da Roda
É o que se chama de Aro, medida dada em polegadas. Nada mais é do que o diâmetro desta. Geralmente as rodas têm suas medidas impressas na parte interna; se ela estiver desmontada é só olhar ou medir manualmente, é fácil identificar um aro 13, 14 ou 15. A medida deve ser tirada de borda à borda da roda, passando exatamente pelo centro.

Para transformar centímetros em polegadas, use a fórmula: (X – 3,5) / 2,54.

. Exemplo 1: (39cm – 3,5) / 2,54 = 14

. Exemplo 2: (41,5cm – 3,5) / 2,54 = 15

 

2. Largura da Tala

Tala da Roda
É a distância entre as bordas da roda, pelo lado interno. Também em polegadas, a distância original da roda do Carajás, por exemplo, é de 5,5 polegadas.

 

3. Offset (ET)

Offset da Roda

O off-set indica a distância do meio da tala até a superfície de apoio (flange). Ao substituir-se rodas, deve ser dada importância ao off-set, pois causa alterações do ponto de vista da dirigibilidade e do desgaste do pneu. Se ocorre variação muito grande da original, a resposta ao volante e a estabilidade da direção podem ficar comprometidas. Resumindo de forma bem simples: a roda não pode ficar muito para fora ou muito para dentro do pára-lama.

 

4. Backspacing

Backspacing da Roda
É a medida entre a flange e a borda interna da roda. Tem as mesmas implicações que o off set.

 

5. Furação

Furação da Roda
A furação é medida do diâmetro do círculo imaginário que passa pelo centro dos furos. A medida da furação é identificada com o número de porcas ou parafusos e o diâmetro da furação. O Carajás, por exemplo, utiliza rodas de 5 furos.

Por exemplo: Um padrão 4×100 indica 4 furos com 100 milímetros de diâmetro. Uma medida de 5×110 refere-se a uma roda de 5 furos com o diâmetro da furação de 110 milímetros. A furação das rodas do Mustang é 5×114,5. Esta mesma furação é usada na Ford Ranger, nos BMW, nos Mitsubishi, Ford Maverick, VW Kombi, GM Opala, Dodge, entre outros. Já a furação do Chevrolet Ômega é 5×110, assim como do novo VW Golf, Audi A3-A4-A6-A8, Mercedes, etc.

Portanto, o diâmetro dos furos das rodas de Ômega são menores. Por isso a necessidade de aumentar o diâmetro – 2,25mm no raio medido do centro de cada furo, o que pode ser feito por um torneiro (Atente para a qualidade deste serviço).

Dicas:

– É comum para um montador colocar a roda no cubo e apertar o primeiro parafuso e continuar apertando até o fim, enquanto o peso da roda e pneu é sustentado por apenas um parafuso. Para uma melhor centralização, aperte cada parafuso com a mão. Ajuste cada um em sequência diagonal, mais ou menos de 20% a 25% do seu aperto final. Continue ajustando cada um, pois esse ajustamento gradual na sequência, dá à roda a fixação correta.

– Verifique e reaperte todos os parafusos periodicamente. Se você fez uma troca, olhe antes dos primeiros 100 quilômetros. Ao rodar, os impactos da estrada e vibrações provocam uma acomodação ou recalque.

– Já um aperto excessivo tem como consequências a deformação da roda, alongamento e possível fratura do parafuso ou do furo, espanamento da rosca e trepidação ao frear, pois o disco empena devido à excessiva tensão do cubo.

– Por fim, um ajustamento irregular pode empenar a roda e até deformar o disco de freio.

Visite nossa seção de rodas esportivas e encontre modelos exclusivos de rodas em todos os tamanhos, acesse RODAS ESPORTIVAS ou a seção do tamanho desejado:

Rodas Aros 13″
Rodas Aros 14″
Rodas Aros 15″
Rodas Aros 16″
Rodas Aros 17″
Rodas Aros 18″
Rodas Aros 20″

Para tamanhos de aros diferentes dos apresentados, entre em contato com nossa equipe e encomende a sua roda clicando em FALE CONOSCO ou por nosso WhatsApp (21) 96775-6405.