Quer comprar um carro econômico e que diminua a emissão de poluentes? O Inmetro desenvolveu um selo em parceria com a Petrobras. A partir desse selo do Inmetro, é possível identificar quais são os carros mais econômicos do Brasil. Quem for comprar um carro na concessionária pode prestar atenção na tabela que foi afixada nos carros novos e que mostram a economia de cada um deles, uma vantagem para o motorista preocupado com o meio ambiente e com o bolso.

Como é feito o teste para identificar os carros econômicos

Primeiramente, o Inmetro e o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras buscam confirmar os testes que antes foram realizados nas próprias fábricas. Os veículos avaliados são separados em 12 categorias para verificar os níveis de economia e poluição.

Para realizar o teste, o carro é colocada em um esteira, realizando a simulação das possíveis condições de estrada e da cidade. Nesse processo, os gases de escape do carro são coletados para verificar a ação dos poluentes emitidos e calcular o consumo de combustível.

As etiquetas são parecidas com as já encontradas em geladeiras e ar-condicionados vendidos por aí, mas as montadoras podem optar pelo uso ou não. Antes de comprar o seu carro novo, procure a etiqueta no veículo no vidro ou na carroceria do carro, pois a economia pode fazer a diferença.

Exemplo de como a etiqueta para carros pode ajudar na economia

Um subcompacto, considerada a categoria que mais vende no Brasil, faz 10,9 quilômetros por litro em um ambiente urbano, por exemplo, e apresenta um desempenho considerado ruim e será marcado com a etiqueta do tipo “E”. Já o veículo que faz 12,2 quilômetros por litro também na mesmo ambiente recebe a etiqueta de consumo “A”, destacando o consumo médio com economia de aproximadamente R$ 1 mil/ano.
Segundo o pesquisador do Inmetro, Fábio Real, no período de cinco anos o consumidor pode pagar o próprio veículo, se ele investir o dinheiro do combustível que foi poupado com a economia.
Além disso, a preocupação com a destruição da camada de ozônio é constante e as etiquetas ajudam a identificar a autonomia do veículo e se é alta a taxa de emissão de gases poluentes dos carros.

inmetro-carros

Visite nossa loja virtual e encontre a maior variedade com o melhor preço em pneus e rodas esportivas, acesse www.srpneus.com.br