Se você já reparou que na quantidade de correias que há no motor do seu carro, deve ter percebido como é difícil saber qual a função de cada uma delas. Que apesar de ser complicado, pelo menos, é um pouco mais fácil saber dos prazos de manutenção.

Abaixo segue os tipos de correias e quais os cuidados de manutenção que devemos ter com cada uma.

Dentada – A correia dentada é a mais importante para o veículo. Não é atoa que ela também é a mais conhecida. Ligando o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, ela os sincronizam e faz com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e fechem no momento exato. Caso ela arrebente, o seu carro simplesmente não funciona mais. Em alguns casos o rompimento é tão forte que danifica algumas peças do motor. Sua revisão deve ser feita a cada seis meses ou 10 mil quilômetros, o que vier primeiro, e sua troca deve ser feita a cada 60 mil quilômetros.

Alternador – A correia do alternador é responsável por ligá-lo quando o motor está em atividade. Assim permite que o alternador recarregue a bateria. Quando ela arrebenta o alternador não liga, consequentemente, a bateria do seu carro não será recarregada e o seu carro não dará mais a partida. É recomendado a revisão a cada 10 mil quilômetros e a troca a cada 20 mil.

Ar condicionado – A correia do ar condicionado é a responsável por ligar o compressor do sistema de ar, quando acionado. Ela é ligada ao motor do carro. Ao acionar o interruptor do ar dentro do veículo, a correia entra em funcionamento. O rompimento dela não fará com que o ar-condicionado funcione e, para evitar isso, recomenda-se a troca a cada 50 mil quilômetros.

Direção hidráulica – A correia da direção hidráulica trabalha para acionar a bomba hidráulica, fazendo-a enviar o fluido para a caixa de direção para diminuir o esforço do motorista ao virar o volante nas manobras. A sua revisão tem que ser feita aos 10 mil quilômetros e a troca não deve passar dos 20 mil quilômetros. O seu rompimento não chega a trazer riscos ao carro porque a direção funciona normalmente, porém fica muito mais pesada.

Visite nossa loja virtual – www.srpneus.com.br