A história do Shelby Cobra começa com a fabricante britânica AC Cars, uma das mais antigas do Reino Unido, com o seu modelo chamado AC Ace e o ex-piloto campeão Carroll Shelby, que tinha como objetivo pessoal derrotar as imbatíveis Ferraris nas pistas.
A AC Cars tinha como seu principal modelo um roadster de dois lugares, o AC Ace. A carroceria inspirada nos Ferrari de competição tinha linhas curvas, quatro pára-lamas salientes e boleados, dois lugares, grade agressiva, frente longa e traseira curta. Nas extremidades da grade, batentes (tubos) verticais serviam de pára-choque. O Ace usou motores BMW, Chryslers (5,1L V8) e Fords (Zephyr), todos antigos e defasados, porém bem potentes, devido as dificuldades financeiras da empresa na época. Mas isso não impediu do esportivo AC Ace ter um relativo sucesso na época.
Paralelamente, o ex-piloto campeão e empreendedor americano Carroll Shelby buscava realizar seu sonho de criar um carro capaz de competir em igualdade com a Ferrari, que tinha carros imbatíveis em corridas na época, e era um grande admirador dos carros britânicos. Shelby via os roadsters ingleses como ideal para conseguir cumprir seus objetivos e então entrou em contato com a AC Cars pedindo um modelo ACE sob medida para um motor V8 americano, que ele considerava mais potente.
A AC Cars aceitou o desafio e apenas pediu que ele providenciasse os motores. Foi selecionado um motor V8 novo da Ford, que também estava interessada em construir um veículo que pudesse concorrer com o Chevrolet Corvette, e também por já usar o motor Ford Zephyr. Para aceitar o motor Ford Windsor de 4,2l V8 de ferro fundido, preparado para alta performance, o Ace teve apenas simples adaptações no projeto, a modificação mais importante foi instalar um diferencial traseiro mais forte para lidar com a potência aumentada. Então, depois de pronto, a AC Cars passou a enviar o chassis sem pintura para os Estados Unidos para a Shelby terminar de construir o carro.
Nasce um ícone das ruas
Assim nascia um dos maiores ícones da indústria o AC Shelby Cobra. Seu nome apareceu em um sonho que o Carroll Shelby teve, durante a noite ele acordou e anotou, sabendo que o carro seria batizado com esse nome. Seus primeiros modelos foram nomeados de Shelby Cobra Mark I (1961 – 1962), sendo que 75 unidades receberam um motor de 4,2L V8 e os outros 51 receberam motores de 4,7L V8. O Shelby Cobra Mark II (1963 – 1965) sofreu algumas modificações, mas a maioria mudanças de fornecedores das peças.
Nas corridas o carro foi um sucesso em terreno norte-americano, mas aos poucos foi perdendo o fôlego e para evitar um vexame, Shelby instalou o motor Ford 427, de 7,0 litros com 425 cavalos de potência, podendo atingir uma velocidade máxima de 163 mph (262 km/h) no modelo padrão. No inicio o modelo Shelby Cobra Mark II não teve bom desempenho com o motor, por isso o modelo foi reprojetado em conjunto com a Ford e então surgiu o Shelby Cobra Mark III (1965 – 1966). Eles também produziram um modelo de competição com 485 cv e uma velocidade máxima de 180 mph (290 km/h).
Com um desempenho Épico, este carro extremamente rápido teve uma carreira muito bem sucedida, ganhou muitas corridas famosas, incluindo as 24 horas de Le Mans atropelando as concorrentes. O Cobra foi reivindicando vitórias importantes nas rivais como Ferrari e Corvett, e Shelby teve seu sonho realizado.
Em 1966 foi produziu apenas 2 Shelby Cobras especialmente chamado de 427 Super Snake. Este modelo exclusivo produziu um colossal 800 cavalos de potência, fazendo de 0-100 km/h em apenas 3 segundos. Este poderoso modelo ainda visto rodando por ai ganhou o título de “ser o carro americano mais caro já vendido” ele chegou a custar cinco milhões e meio de dólares em um leilão de carros de coleção em 2007.
São marcas impressionantes até hoje em dia e fica até difícil de imaginar o que este carro deve ter sido em seu auge nos anos 60. Mas seu status não deixa dúvidas, ele é um superclássico.
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Cobra 260 (1962) |
Cobra 289 (1963) |
Cobra 427 (1966) |
Cobra Mk IV (2002) |
Posição e
cilindros |
longitudinal, 8 em V |
Comando e válvulas
por cilindro |
no bloco, 2 |
Diâmetro e curso |
96,5 x 72,9 mm |
101,6 x 72,9 mm |
107,7 x 96 mm |
101,6 x 76,2 mm |
Cilindrada |
4.265 cm3 |
4.727 cm3 |
6.997 cm3 |
4.942 cm3 |
Taxa de compressão |
10:1 |
11:1 |
11,5:1 |
9:1 |
Potência máxima |
260 cv a 5.800 rpm |
275 cv a 5.750 rpm |
425 cv a 6.000 rpm |
225 cv a 4.200 rpm |
Torque máximo |
37,2
m.kgf a4.800 rpm |
43,1 m.kgf a4.500 rpm |
66,4 m.kgf a3.700 rpm |
41,4 m.kgf a3.200 rpm |
Alimentação |
carburador de corpo
quádruplo |
2 carburadores |
injeção
multiponto |
Marchas e tração |
4, traseira |
5, traseira |
Dianteiros e
traseiros |
a disco |
a disco ventilado |
Antitravamento (ABS) |
não |
Dianteira e traseira |
independente, braços
sobrepostos |
Pneus
dianteiros |
6,50-15 |
185-15 |
205-15 |
225/50 R 16 |
Pneus
traseiros |
6,70-15 |
185-15 |
205-15 |
255/50 R 16 |
Comprimento |
3,848 m |
4,2 m |
Entreeixos |
2,286 m |
Peso |
950 kg |
1.050 kg |
1.150 kg |
1.120 kg |
Velocidade
máxima |
220
km/h |
230 km/h |
265 km/h |
216 km/h |
Aceleração
de 0 a 96 km/h |
6,0 s |
5,5 s |
4,8 s |
5,3 s |
Dados de desempenho aproximados |
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