A história do Shelby Cobra começa com a fabricante britânica AC Cars, uma das mais antigas do Reino Unido, com o seu modelo chamado AC Ace e o ex-piloto campeão Carroll Shelby, que tinha como objetivo pessoal derrotar as imbatíveis Ferraris nas pistas.

A AC Cars tinha como seu principal modelo um roadster de dois lugares, o AC Ace. A carroceria inspirada nos Ferrari de competição tinha linhas curvas, quatro pára-lamas salientes e boleados, dois lugares, grade agressiva, frente longa e traseira curta. Nas extremidades da grade, batentes (tubos) verticais serviam de pára-choque. O Ace usou motores BMW, Chryslers (5,1L V8) e Fords (Zephyr), todos antigos e defasados, porém bem potentes, devido as dificuldades financeiras da empresa na época. Mas isso não impediu do esportivo AC Ace ter um relativo sucesso na época.

Paralelamente, o ex-piloto campeão e empreendedor americano Carroll Shelby buscava realizar seu sonho de criar um carro capaz de competir em igualdade com a Ferrari, que tinha carros imbatíveis em corridas na época, e era um grande admirador dos carros britânicos. Shelby via os roadsters ingleses como ideal para conseguir cumprir seus objetivos e então entrou em contato com a AC Cars pedindo um modelo ACE sob medida para um motor V8 americano, que ele considerava mais potente.

A AC Cars aceitou o desafio e apenas pediu que ele providenciasse os motores. Foi selecionado um motor V8 novo da Ford, que também estava interessada em construir um veículo que pudesse concorrer com o Chevrolet Corvette, e também por já usar o motor Ford Zephyr. Para aceitar o motor Ford Windsor de 4,2l V8 de ferro fundido, preparado para alta performance, o Ace teve apenas simples adaptações no projeto, a modificação mais importante foi instalar um diferencial traseiro mais forte para lidar com a potência aumentada. Então, depois de pronto, a AC Cars passou a enviar o chassis sem pintura para os Estados Unidos para a Shelby terminar de construir o carro.

Nasce um ícone das ruas

Assim nascia um dos maiores ícones da indústria o AC Shelby Cobra. Seu nome apareceu em um sonho que o Carroll Shelby teve, durante a noite ele acordou e anotou, sabendo que o carro seria batizado com esse nome. Seus primeiros modelos foram nomeados de Shelby Cobra Mark I (1961 – 1962), sendo que 75 unidades receberam um motor de 4,2L V8 e os outros 51 receberam motores de 4,7L V8. O Shelby Cobra Mark II (1963 – 1965) sofreu algumas modificações, mas a maioria mudanças de fornecedores das peças.

Nas corridas o carro foi um sucesso em terreno norte-americano, mas aos poucos foi perdendo o fôlego e para evitar um vexame, Shelby instalou o motor Ford 427, de 7,0 litros com 425 cavalos de potência, podendo atingir uma velocidade máxima de 163 mph (262 km/h) no modelo padrão. No inicio o modelo Shelby Cobra Mark II não teve bom desempenho com o motor, por isso o modelo foi reprojetado em conjunto com a Ford e então surgiu o Shelby Cobra Mark III (1965 – 1966). Eles também produziram um modelo de competição com 485 cv e uma velocidade máxima de 180 mph (290 km/h).

Com um desempenho Épico, este carro extremamente rápido teve uma carreira muito bem sucedida, ganhou muitas corridas famosas, incluindo as 24 horas de Le Mans atropelando as concorrentes. O Cobra foi reivindicando vitórias importantes nas rivais como Ferrari e Corvett, e Shelby teve seu sonho realizado.

Em 1966 foi produziu apenas 2 Shelby Cobras especialmente chamado de 427 Super Snake. Este modelo exclusivo produziu um colossal 800 cavalos de potência, fazendo de 0-100 km/h em apenas 3 segundos. Este poderoso modelo ainda visto rodando por ai ganhou o título de “ser o carro americano mais caro já vendido” ele chegou a custar cinco milhões e meio de dólares em um leilão de carros de coleção em 2007.

São marcas impressionantes até hoje em dia e fica até difícil de imaginar o que este carro deve ter sido em seu auge nos anos 60.  Mas seu status não deixa dúvidas, ele é um superclássico.

Ficha
técnica
_ Cobra 260 (1962) Cobra 289 (1963) Cobra 427 (1966) Cobra Mk IV (2002)
MOTOR
Posição e
cilindros
longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas
por cilindro
no bloco, 2
Diâmetro e curso 96,5 x 72,9 mm 101,6 x 72,9 mm 107,7 x 96 mm 101,6 x 76,2 mm
Cilindrada 4.265 cm3 4.727 cm3 6.997 cm3 4.942 cm3
Taxa de compressão 10:1 11:1 11,5:1 9:1
Potência máxima 260 cv a 5.800 rpm 275 cv a 5.750 rpm 425 cv a 6.000 rpm 225 cv a 4.200 rpm
Torque máximo 37,2
m.kgf a4.800 rpm
43,1 m.kgf a4.500 rpm 66,4 m.kgf a3.700 rpm 41,4 m.kgf a3.200 rpm
Alimentação carburador de corpo
quádruplo
2 carburadores injeção
multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e
traseiros
a disco a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, braços
sobrepostos
RODAS
Pneus
dianteiros
6,50-15 185-15 205-15 225/50 R 16
Pneus
traseiros
6,70-15 185-15 205-15 255/50 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 3,848 m 4,2 m
Entreeixos 2,286 m
Peso 950 kg 1.050 kg 1.150 kg 1.120 kg
DESEMPENHO
Velocidade
máxima
220
km/h
230 km/h 265 km/h 216 km/h
Aceleração
de 0 a 96 km/h
6,0 s 5,5 s 4,8 s 5,3 s
Dados de desempenho aproximados

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