A Pirelli irá equipar um carro do Mundial de Rali no WRC pela primeira vez desde 2010, com Henning Solberg, que irá competir no Rali da Suécia na semana que vem com um Ford Fiesta RS WRC de uma equipe particular, usando o pneu Sottozero para gelo.

O Rali da Suécia, baseado na cidade de Karlstad, acontece entre os dias 5 e 8 de fevereiro. É a segunda rodada do Campeonato Mundial de Rally e uma das provas mais difíceis do ano para qualquer tipo de pneu.

Além de Solberg, a Pirelli irá também fornecer para vários outros pilotos, inclusive na categoria de acesso WRC 2. Com um quarto lugar como melhor resultado no Rali da Suécia, Solberg é uma das estrelas do país – mesmo não tendo competido por 12 meses no WRC.

“Estou muito contente por estar com a Pirelli e começar este novo capítulo. Eu sempre tive um sentimento fantástico com pneus Pirelli. Como muitos pilotos já disseram, são muito precisos, proporcionam muito controle e eu espero que eles me deem uma vantagem na Suécia. Em toda a minha carreira, eu nunca pude realizar um teste, mas com um pneu Pirelli você pode entrar no carro e ser rápido imediatamente. Eu não piloto há um ano, então estou um pouco enferrujado, mas eu acho que tenho os melhores pneus aqui. Estou realmente ansioso por isso”, diz Solberg.

A fim de enfrentar os estágios especiais, que apresentam camadas de neve e gelo sobre trechos rápidos de cascalho, os pilotos vão contar com pneus com cravos que se agarram à superfície solta para gerar aderência.

No total, cada pneu tem 380 cravos com pontas de tungstênio, com sete milímetros de comprimento, que são fixados no pneu num processo de vulcanização exclusivo, patenteado pela Pirelli (que evita a perda do cravo). O pneu vem na medida 205/65-15, de modo que pode ser montado sobre a mesma roda utilizada para os pneus de cascalho: uma compatibilidade entre a forma estreita tradicional de um pneu de neve e as dimensões da roda de cascalho. Os pilotos enfrentarão árduos 329kms, ao longo de 24 etapas especiais.

Isto aproxima o Sottozero Ice ainda mais dos pneus de carros de passeio da Pirelli, que trazem todos os benefícios das lições aprendidas na competição. Ao contrário de outros pneus de competição da Pirelli, o Sottozero Ice tem de lidar com temperaturas que muitas vezes caem abaixo dos 30 graus centígrados negativos.

Além de Solberg, de 41 anos, os outros pilotos da Pirelli na Suécia são Lorenzo Bertelli (segundo no WRC2 na estreia em Monte Carlo, com um Ford Fiesta R5), o norueguês Anders Grondal (Subaru Impreza), Valeriy Gorban (Mini S2000), Jourdan Serderidis (Ford Fiesta R5), Gianluca Linari (Subaru Impreza), Fabio Frisiero (Peugeot 207 S2000) e Joan Font (Mitsubishi Lancer).

Aos pilotos do WRC e WRC2 são permitidos 24 pneus para todo o rali, de acordo com o regulamento mais recente, mais quatro para o shakedown. Apenas um tipo de banda de rodagem e composto são permitidos para a Suécia.

“A Suécia é apenas o segundo rali no nosso retorno, mas é uma das provas mais difíceis que vamos enfrentar este ano. Também veremos os nossos pneus em um carro do Mundial de Rali pela primeira vez, com o Ford privado de Henning Solberg. Após um início promissor em Monte Carlo, com um pódio no WRC2 e uma vitória na categoria de Production, estamos esperando por mais sucesso na Suécia. Os pneus de gelo Sottozero foram desenvolvidos especificamente para oferecer total controle mesmo nas superfícies mais escorregadias, e graças ao nosso processo de produção patenteado, os 380 cravos permanecem no lugar em toda a extensão do estágio, dando os pilotos melhor consistência de aderência e, portanto, confiança”, explica o engenheiro sênior de pneus da Pirelli Matteo Braga.

Fonte: Pirelli