Chegou a hora de trocar os pneus e, ao verificar quais trocar, percebemos que os traseiros ainda tem um bom tempo de vida. Nessa hora, tenha em mente que devemos seguir duas regras para trocar os pneus com maior segurança e ainda evitar um gasto desnecessário, aproveitando os pneus bons.

Primeiro, devemos comprar os pneus novos em pares e da mesma medida dos pneus que serão reaproveitado. Salvo as exceções, onde o carro exige pneus de tamanhos diferentes de fábrica. Segundo, na hora de colocar os pneus novos no carro, sempre coloque-o na parte de trás e puxe os pneus traseiros antigos para a frente.

Lembre-se que as medidas devem seguir o recomendado pela montadora, essas informações tem no manual do veículo. Quase sempre há uma permissão para variar as medidas da roda e pneu. Mas não é permitido mudar as medidas, de aro 14 para aro 15 por exemplo, que já estão na hora de trocar apenas duas rodas, sendo necessário mudar as quatro rodas ao mesmo tempo.

Pneus iguais ajuda a aumentar a vida útil do pneu

Comprando pneus com as medidas diferentes, trará complicações na hora de fazer o rodízio recomendado pelos fabricantes de pneus. Todos os fabricantes e montadoras pedem para fazermos um rodízio a cada 10 mil quilômetros para evitar desgaste excessivo e aumentar a vida útil do pneu. Essa diferença no tamanho ainda compromete a estabilidade do carro nas curvas e freadas, e também diminuirá a vida das peças da suspensão e dos pneus. Salvo, claro, em carros onde essa diferença no tamanho é permitida.

Sempre tenha em mente que os pneus dianteiros gastam mais que os traseiros. Um dos principais motivos, na maior parte dos carros, são tração dianteira, o movimento para fazer as curvas e o peso do motor na dianteira. Por isso instalar os novos na parte traseira e depois ir fazer o rodízio, aumenta e muito a vida útil do pneu.

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