Decifrando o pneu

Assim como qualquer equipamento, é sempre recomendável, ao adquirir um veículo, ler o manual do proprietário. Muitas vezes, a cansativa espera pelo guincho, devido a um problema nos pneus, poderia ter sido evitada com a rápida leitura do manual. Mas, caso você seja um daqueles que abominam essa prática, o pneu já tem todas as informações impressas no flanco. Podem constar:

1) A marca e o modelo do pneu

2) O tipo de construção do pneu (se diagonal, o mais convencional) ou radial. No diagonal, os cordonéis das lonas vão de talão a talão, formando ângulo com a linha central da banda de rodagem. No radial, os cordonéis da lona vão de talão a talão no sentido radial, formando um ângulo reto em relação à linha central da banda de rodagem. Logo abaixo da banda de rodagem existe uma cinta de cordonéis de aço que circunda o pneu, de acordo com informações da Goodyear.

3) As medidas dos pneus radiais seguem um padrão. Por exemplo: 175/70R13 82T, onde:

175 indica a largura do pneu, em milímetros;

70 é a série do pneu, a relação, em porcentagem, entre a altura e a largura do pneu. No exemplo, a altura corresponde a 70% da largura (175mm). Quanto menor for esse número (50, 45), mais baixo é o perfil do pneu, com uma aparência mais larga;

R indica que o pneu é radial. Quando não existe a letra, o pneu é diagonal;

O número 13 indica o diâmetro em polegadas do aro em que o pneu é montado;

82 é o índice de carga, pela tabela abaixo, 475 quilos, e indica a capacidade máxima que o pneu pode suportar;

A letra T informa a velocidade máxima que o pneu pode ser submetido para transportar a carga correspondente. Para saber ao certo os valores de cada pneu, reproduzimos as tabelas com seus valores.

SÍMBOLO DE VELOCIDADE MÁXIMA E VELOCIDADE MÁXIMA CORRESPONDENTE

ÍNDICE DE CARGA E DE CARGA MÁXIMA

4) Em pneus importados, pode constar a inscrição tubeless, se for pneu sem câmara, ou tube type, se for com câmara.