Os pneus são responsáveis para dar conforto, estabilidade e segurança ao dirigir. Mas, para que possam funcionar a contento é necessário observar uma série de pequenos cuidados que vão influir tanto na durabilidade quanto na economia de combustível.

Estrutura do pneu

Os pneus são feitos de quatro partes:

Talões – Para manter o pneu acoplado ao aro da roda, uma borda feita com uma malha de arame muito resistente é aplicada internamente, garantindo a aderência ao aro, além de reforçar e criar suporte para a montagem do pneu.

Flancos – Uma mistura especial de borracha com alto grau de flexibilidade serve para proteger a carcaça de lonas. Normalmente é no flanco que estão inscritos os números e letras que servem como identificação do tipo de pneu usado.

Carcaça – Parte resistente do pneu é constituída de lonas de poliéster, nylon e aço. Consegue reter o ar sob pressão, suportando o peso total do veículo. Nos pneus radiais, as cinturas complementam sua resistência. Conforme o processo e fabricação da carcaça, o pneu pode ser diagonal, com lonas cruzadas, radiais e diagonais, com lonas estabilizadoras na banda de rodagem.

Banda de rodagem – É a área do pneu que entra diretamente em contato com os mais diferentes tipos de solo. Formada por um composto especial de borracha, que garante boa resistência ao desgaste, tem várias formas de desenho, constituídos pelas partes cheias (chamadas de biscoitos) e vazias (os sulcos).

Tipos de pneus

Pneus com câmara de ar – Têm uma câmara de ar independente, feita de borracha. Se for furada, seu esvaziamento é sempre rápido, pela maleabilidade e baixa espessura de borracha da câmara.

Pneus sem câmara de ar – O próprio pneu retém o ar por ter um revestimento de borracha macia que adere à sua parede interior, vedando o ar. É mais fácil de montar e quando furado esvazia com mais lentidão. Um tampão especial de borracha (conhecido como taco) permite obstruir o furo sem a remoção da roda.

Dica:

Todo o pneu, novo ou remoldado, tem um selo do Inmetro. As peças são testadas em ensaios de verificação de resistência. Em peças novas, a marca da entidade – comporta por três números – aparecerá nos flancos. Todos os pneus fabricados por uma mesma empresa terão os mesmos números. No caso de pneus remoldados ou recauchutados, deverá trazer uma expressão estampada na peça que identifique esse tipo de pneus.

FONTE: (AUTO ESPORTE)