Desinfetar o carro é um hábito que sempre temos que ter, mas com a enorme propagação do COVID-19, esse hábito se torna extremamente essencial. No caso de táxis e carros de aplicativos de transporte individual, desinfetar e higienizar a parte interna do veículo com maior rigor é algo obrigatório, pois isso ajuda a prevenir a disseminação do coronavírus.

Mas como a gente sabe, o interior do carro tem vários tipos de materiais diferentes, além de incluir itens eletrônicos. Essa variedade de materiais pode confundir na hora de desinfetar e higienizar o carro, afinal de contas, é importante saber qual ou quais são os produtos mais adequados para usar na desinfecção sem causar danos ao veículo.

Qual o foco de atenção na hora de desinfetar o carro?

Estudos divulgados pela OMS mostra que o coronavírus pode sobreviver nas superfícies por algumas horas ou até vários dias, isso vai variar de acordo com as condições do ambiente, como temperatura ou umidade. Por isso que é tão importante desinfetar o carro com frequência.

Segundo uma pesquisa realizada pelo CarRentals.com, o volante é o principal foco de bactérias. O estudo entrevistou mais de mil pessoas sobre seus hábitos de limpeza nos carros e analisou amostras retiradas dos volantes. Foi comprovado que só no volante podem ser encontradas mais de 700 variedades de bactérias.

Ainda segundo o estudo os pontos com maior contaminação e unidades formadoras de colônia (CFUs ou quantidade média de bactérias por centímetro quadrado) são:

  • volante (Uma média de 629 CFUs);
  • os porta-copos (uma  média de 506 CFUs);
  • os cintos de segurança (403 CFUs);
  • os puxadores das portas internas (256 CFUs).

DESINFETAR O CARRO

Desinfetando o carro

A recomendação dada pelos especialistas da área da saúde vale também para desinfetar a cabine dos veículos, logo está liberado passar álcool 70% sem medo nas partes com as quais as mãos têm mais contato, como por exemplo, no volante, em superfícies plásticas, nas borrachas, no câmbio e nos tecidos, incluindo couro e material sintético que simula o couro.

Outra dica é usar microfibra e não flanela ao aplicar o álcool nas superfícies do interior do veículo, dessa forma é possível evitar possíveis arranhões. Evite também encharcar a microfibra de álcool, assim o líquido seca mais rapidamente.

Já no tecido dos bancos e das portas, é aconselhável passar um pano úmido com álcool 70%, mas evite o álcool em gel, pois ele tem uma característica mais pegajosa e deixa resíduos onde é aplicado, resultando em até mesmo o acúmulo de sujeira na superfície. 

Nos cintos de segurança, retire o excesso de sujeira com papel toalha e passe um pano com sabão neutro ou desinfetante.

No painel, onde não é indicado passar álcool 70%, utilize um pano úmido com álcool isopropílico. Ele é específico para higienizar produtos eletrônicos e também pode ser usado no painel, sem risco de danificar nada.

Se esse conteúdo te ajudou, deixe um comentário aqui embaixo! Não se esqueça de acompanhar nosso blog e nossas mídias para ver mais conteúdos como esse.