A função do filtro já vem bem explícita no seu nome, sabemos que ele serve para filtrar resíduos e sujeiras, mas muita gente não sabe o quanto essa peça é essencial para o funcionamento do carro. 

Os filtros do carro ajudam a prolongar a vida útil de diversos elementos, por isso eles são uma peça tão importante. É preciso estar atento à recomendação do tempo de troca no manual específico do carro, e fazer também as revisões periódicas. 

filtros do carro

tipos de filtro automotivos

de ar

Esse equipamento influencia totalmente o desempenho do motor e afeta também o consumo de combustível. Sua função é fazer com que as impurezas do ar não alcancem à câmara de combustão. Quando há sujeira dentro motor, ela força o funcionamento dele fazendo o propulsor puxar mais ar e isso acaba resultando na queda do desempenho e no aumento de gasto de gasolina.

Atenção! Segundo especialistas, não é recomendável soprar o filtro, apesar de ajudar em um primeiro momento, essa limpeza pode ser pior a longo prazo. O indicado é trocar o filtro de ar a cada 10 mil quilômetros.

de combustível

Mesmo que muito cuidado na hora de abastecer, o combustível sempre acaba trazendo um pouco de sujeira para o motor e essas partículas de sujeiras afetam diretamente o desempenho e o consumo do carro.

O tempo para a troca desse filtro varia muito, pois depende do tipo de combustível que o carro usa. Mas em média a mudança deve ser feita entre 10 mil e 15 mil quilômetros

de óleo

O filtro de óleo é o que pode causar consequências mais graves no carro, isso porque, é o óleo que faz com que a fricção entre as peças do motor seja menor e o filtro afeta diretamente nesse processo

Quando o filtro de óleo vence, equipamentos como pistões, válvulas e cilindros, entre outros, vão ser danificados muito rapidamente e consequentemente o motor pode fundir. O recomendável é sempre trocar por um filtro homologado e no prazo máximo de 10 mil quilômetros.

Filtro de ar-condicionado

No caso do filtro de ar-condicionado, a principal vítima é a saúde do motorista e dos passageiros. Esse equipamento que tem a função de evitar a entrada de partículas, pólen e pó. Existem algumas peças mais específicas que impedem até que bactérias e cheiros fora do carro entrem.

Esse filtro não precisa ser trocado o tempo todo, mas é necessário mantê-lo sempre limpo. Mas se o ar-condicionado é ligado o tempo todo e o veículo enfrenta bastante congestionamento a alteração é necessária. Nesse caso o recomendado é checar periodicamente, entretanto, a troca pode ser feita somente após 20 mil quilômetros. (Veja como fazer a manutenção do ar-condicionado)

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe um comentário ou entre em contato com a gente! Não se esqueça de acompanhar nosso blog e nossas mídias para ver mais conteúdos como esse.