O sistema de freios de um carro é um dos itens que mais afetam a segurança ao dirigir, portanto, é necessário conhecê-lo bem e entender o seu funcionamento. 

Para que um carro pare é preciso que haja o atrito entre peças. Ele pode acontecer entre os discos e as pastilhas, ou entre as lonas e os tambores.

Ao pisar no pedal de freio, o motorista dá início a uma operação delicada, acionando o sistema hidráulico do veículo. O objetivo dessa operação é pressurizar uma linha de fluido que, na outra ponta do circuito, lá perto das rodas, irá pressionar as pastilhas (ou lonas) contra os discos (ou tambores).

O servo freio é uma peça localizada perto do pedal, que tem a função de elevar a potência de frenagem. Por causa dele, é possível pisar levemente no pedal, enquanto o sistema faz o serviço pesado. 

Para que a velocidade diminua de forma suave, a fricção ocorre entre duas partes de durezas diferentes e nos freios mais modernos, os discos giram com as rodas, encontrando a resistência das pastilhas, que estão fixas na estrutura do veículo.

Os discos de freio e as “mordidas” das pastilhas

Ao reduzimos a velocidade, as pastilhas, feitas de material abrasivo, encostam nos dois lados do disco, criando o atrito.

Com esse atrito essas pastilhas vão diminuindo de espessura aos poucos, enquanto “mordem” os dois lados dos discos, com a intuição de reduzir a velocidade do veículo.

Quando as pastilhas estão no seu limite, precisam ser substituídas ou a fricção aumentará muito e o contato passa a ser de ferro com ferro, causando o desgaste dos discos.

freios a disco

FREIOS A Disco e a tambor

O disco de freio tem um  formato circular e fica conectado à roda acompanhando seu movimento.  Ele é utilizado para desacelerar e parar o carro quando um material abrasivo é pressionado contra ele e normalmente, é composto por ferro fundido, carbono, kevlar ou sílica.

O tambor tem a mesma função do disco de freio, gerar atrito para desacelerar o veículo. Ele tem o formato semelhante a de uma panela e, normalmente, está presente nas rodas traseiras do veículo. 

tipos de freios

Nas descidas, freie com o motor

Em  descidas mais  íngremes, é recomendado o uso de freio-motor. Com uma marcha reduzida, o motor auxilia na redução de velocidade e isso ajuda a preservar os freios.

Atenção com a falha nos freios

Os barulhos que aparecem  ao pisar no freio podem indicar alguma falha no sistema. Nesse caso podem indicar que as pastilhas estão acabando, já que o ruído evidencia o contato de metal com metal.

Além dos barulhos, outro sinal aparente é quando o pedal vibra durante a frenagem. Isso pode acontecer se os discos estiverem empenados. 

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