Você sabe como nasce um carro? Certamente se lembra daquela conversa com seus pais sobre a origem dos bebês, não é? Apesar de constrangedora, seguramente foi um papo essencial para o resto da sua vida. Não temos a pretensão de te apresentar um processo tão importante e prazeroso quanto esse, mas vamos fazer o nosso papel. Desde a ideia embrionária as essenciais preliminares até o modelo que você compra o êxtase e leva para casa para mimar como um recém-nascido.

1º Passo: Estudo

Passo1 - como nasce um carro

Antes de qualquer linha riscada no papel, uma reunião dita as diretrizes do projeto. Nela, a fábrica expõe as premissas básicas sobre o novo carro (segmento, preço e proposta). A partir daí, a equipe de design busca referências e realiza um brainstorm (discussão de ideias) sobre o que se espera do veículo, inclusive com a presença de modelos concorrentes. Depois, inspirações de arte, arquitetura, tecnologia e até músicas são expostas e debatidas.

2º Passo: Sketches

Passo2 - como nasce um carro

Aqui que aparece a mais clássica função de um designer. Cada membro da equipe cria diversas propostas sobre a ideia discutida anteriormente. Mesmo com pouca preocupação com a função do veículo em si, o carro precisa ter a identidade visual da marca. “Desenhar no papel é mais divertido, mas não há como voltar atrás. Mesmo com lápis, uma borrachada estraga o desenho. O computador te dá mais liberdade. Afinal, o Control + Z é infinito. Sem falar de diversas ferramentas que ajudam a chegar ao resultado desejado”, opina Carlos Fernando Souza Leal, designer da VW que você vê aí em cima desenhando um conceito no papel.

3º Passo: Package

Passo3 - como nasce um carro

Também é função da equipe de design criar o conjunto de dimensões e medidas que vão formar o carro no futuro. Nesse gráfico estão inclusos dados como altura de abertura do porta-malas, distância do braço do motorista até o câmbio e ângulo de visão para o painel de instrumentos.

No total, são mais de 400 pontos de referência e análise que serão desenvolvidos por três anos e usados pelas outras equipes que vão continuar a gestação do carro. “O primeiro ponto definido é o H, o lugar onde fica o quadril do motorista. Já a partir dele é possível descobrir que tipo de automóvel será e qual a sua proposta”, conta o diretor de Design da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga

4º Passo: Clay

Passo4 - como nasce um carro

A combinação dos sketches aprovados e o package dá origem ao clay, um carro às vezes até em escala 1:1 feito de uma massa especial de barro. Existe, inclusive, uma equipe especializada em modelar a argila, com ferramentas e técnicas próprias. “Usamos muito 3D hoje em dia, mas digo que, na Volkswagen, o clay não será aposentado. Existem alguns elementos que só podem ser observados em escala real e sob a luz do sol”, aponta Veiga.

5º Passo: Mocape

Passo5 - como nasce um carro

Depois de o clay ser aprovado na sua forma original, o veículo recebe acabamento e pintura para simular as superfícies do carro que será produzido. Faróis, grades, vidros e rodas são aplicados para criar uma maquete real, só que sem mecânica e interior do modelo. A ideia, mais uma vez, é observar aspectos que só são possíveis sob tamanho e iluminação naturais. Na VW, existem três fases do mocape, que variam em relação às especificações dadas pelo package. Na última, o carro apresentado tem de ser absolutamente viável tecnicamente. Muitos dão as caras em Salões com o objetivo de analisar a recepção do público ao modelo, em fase final de desenvolvimento.

6º Passo: Color and Trim

Passo6 - como nasce um carro

Ao mesmo tempo que o exterior é desenhado, modelado em argila e pintado, o interior também passa pelos mesmos processos. Além do clay, ele recebe elementos menores, feitos em impressoras 3D. Quando tudo está terminado e aprovado, a equipe de Color and Trim aparece para “decorar” a cabine com influências externas, como da moda, por exemplo. “É preciso tomar cuidado, pois o carro é um bem durável e não efêmero. Sem falar que o que estamos projetando agora só chega às lojas em três, quatro anos, quando as tendências atuais já serão passado”, lembra Marilia Biill, supervisora de Color and Trim da VW.

7º Passo: Aprovação

Passo7 - como nasce um carro

Com exterior e interior feitos no Brasil, a maquete vai para a matriz da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha. É lá que o italiano Walter de Silva, chefe de Design do Grupo, aprova todos os veículos das oito marcas da empresa. Ultimamente, além de Wolfsburg, os carros do Grupo também têm sido mostrados em Barcelona, na Espanha. “O de Silva acha que os modelos também precisam ser apresentados sob o sol do Mediterrâneo”, revela Veiga. “Fiz as contas outro dia e percebei que em 38 anos de empresa, eu já passei 1,5 ano dentro de aviões só fazendo o trajeto entre São Paulo e Alemanha para aprovar os desenhos”, lembra o diretor de Design.

8º Passo: Modelo matemático e viabilidade técnica

Passo8 - como nasce um carro

Após a aprovação das linhas pela matriz, a equipe de design parte para criar o modelo matemático e gerar uma versão virtual do carro. Depois de estudos de viabilidade técnica e financeira por equipes de engenharia, planejamento industrial e produção, o futuro modelo é completamente criado em ambiente virtual. Lá, a equipe pode colocá-lo em cenários e situações diferentes. É a partir deste modelo matemático e virtual que o ferramental da fábrica é produzido para poder, finalmente, colocar o carro que você conhece nas ruas.

Se você precisa de pneus e ou rodas esportivas para o seu carro, passe na loja virtual da SR PNEUS. Acesse www.srpneus.com.br e confira as melhores ofertas e qualidade do mercado.