Uma palavra pouco ouvida, porém muito importante para o seu veículo, a importância da octanagem está diretamente ligada ao funcionamento correto de motores potentes.

A octanagem é a capacidade do combustível resistir a alta pressão e temperatura, ao misturar com o ar, antes de entrar em processo de combustão. Quanto maior, mais resistente o combustível é a detonação. E esse tipo de combustível é indicado para motor que tem alta taxa de compressão, geralmente veículos 1.8 ou 2.0, ou maior. Por esse motivo que é recomendado para quem tem veículo com motor potente usar combustível com mais octanas, os famosos Combustíveis “Premium” (cada bandeira tem um designação diferente).

Para saber se seu veículo necessita andar com esses tipos de combustíveis, basta olhar no manual. O uso correto garante o bom funcionamento do motor e ainda seu desempenho correto. Mas não se preocupe se a octanagem for maior que o indicado, pois a indicação do manual é sempre a mínima.  Mesmo para carro que não há necessidade, como os 1.0l não tem o menor problema, só que ele não aproveitará do aumento do desempenho devido a configuração do motor. O que não é recomendado é usar octanagem menor.

Mas em caso de dúvidas peça a orientação de um especialista. Ele te orientará sobre qual o melhor combustível usar e assim evitará gastos desnecessários na hora de abastecer.

Gasolina com alta octanagem é diferente de aditivada

Uma coisa que devemos ter atenção é que as gasolinas com alta octanagem não são as mesmas gasolinas aditivadas. O aditivado tem mais detergentes misturados para melhorar a limpeza do motor. Já o Premium tem, além dos detergentes do aditivado, mais octanas.